Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, o vereador Marcos Papa (Podemos) defende que a Avenida 9 de Julho passe a contar com ciclovia ou ciclorrota após as obras de revitalização.

Para isso, Papa entregou pessoalmente um ofício ao prefeito Duarte Nogueira, na segunda-feira (30), solicitando que a Prefeitura estude soluções técnicas utilizando mobiliário e sinalização adequada para respeitar a paisagem urbana local.

Incentivador da mobilidade ativa sustentável, Papa já fez várias sugestões técnicas à Administração com vistas a implantação de modais não motorizados que valorizem o pedestre e o ciclista, principalmente nas obras de mobilidade urbana.

A mobilidade urbana sustentável é a chave para o futuro das cidades e é urgente que a Prefeitura olhe e repense todo espaço público, dando prioridade e incentivando à mobilidade não motorizada”, frisou o presidente da Comissão Permanente.

Sinalização vertical. Imagem: divulgação internet

No documento, Papa enfatizou que, no processo de contratação de empresa especializada para implantação do corredor de ônibus na Avenida Nove de Julho, não foi identificada uma ciclovia, ciclorrota ou ciclofaixa para atender o modal da bicicleta e também não foi apresentado projeto de restauro do mosaico português.

Sinalização com o material do pavimento. Divulgação internet
Imagem: divulgação internet

Cidades globais, sustentáveis e inteligentes estão implementando e priorizando os modais ativos, além do transporte coletivo de qualidade. Já houve estudos técnicos da Secretaria Municipal do Planejamento para a implantação de uma ciclovia na Nove de Julho, o qual seria financiado pelo Finisa”, destacou Marcos Papa.

Imagem ciclorrota no centro histórico de Londres. Fonte: London Post https://www.smartcitiesworld.net/news/news/london-launches-latest-quietway-cycle-route-3434
Imagem ciclorrota em Londres. Fonte: https://consultations.southwark.gov.uk/environment-leisure/jubilee-cycle-grid-route-section-b/

E acrescentou: “Existem inúmeras formas de se implantar ciclovias, sem impactar a paisagem visual ou o pavimento original: sinalizações verticais, marcações discretas no piso, sinalização nos acessos principais, como esquinas e travessias, entre muitas outras”.

Fonte imagens: Nove de Julho – Marcelo Fontes – ACidadeOn https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/cotidiano/Veja-como-esta-a-licitacao-para-reforma-da-Nove-de-Julho-em-Ribeirao-20220630-0015.html
Imagem ciclovia direita: Divulgação internet

Leia também:

AÇÃO DE MOBILIDADE (marcospapa.com.br)

Prefeitura atende pedido de Papa e cria Departamento de Mobilidade (marcospapa.com.br)

Tribuna Ribeirão: Mobilidade urbana – muito além do trânsito (marcospapa.com.br)