Marcos Papa

_DSC8169

Marcos Papa, 51 anos, nascido em Ribeirão Preto, é graduado em Direito e está em seu segundo mandato. Um dos vereadores mais atuantes na legislatura 2013/2016, foi reeleito para a legislatura 2017/2020, com 7.124 votos – o segundo vereador mais votado.

Atua no Parlamento com plena independência, propondo ações efetivas em favor do desenvolvimento de Ribeirão Preto como cidade sustentável, criativa, inovadora e humana.

Sua atuação parlamentar tem sido marcada pelo comprometimento com a democracia participativa, com a ética, a transparência na política e a sustentabilidade em todos os seus pilares.

Líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), desde 2013, e atuante em questões de proteção ao meio ambiente, Papa recebeu o reconhecimento do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo) por seu trabalho em defesa das áreas de recarga e afloramento do Aquífero Guarani.

Quando gerente Executivo da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto), estruturou o convênio entre USP, Estado e Prefeitura, com o apoio da Finep, do MCT e da Fapesp para a construção do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, e liderou a implantação do MEI (Micro Empreendedor Individual) em parceria com o Sebrae, ACI, Sincovarp e Casa do Contabilista.

Palestrante da doutrina espírita, Papa foi presidente da Unificação Kardecista de Ribeirão Preto e membro do Conselho Deliberativo da Casa do Vovô. Formado em Direito, pela Universidade de Ribeirão Preto, trabalhou como gerente comercial da Duracell, da Gillette do Brasil, da Supercaixa e da Naxos.

Na eleição de 2012, Papa foi eleito vereador com 4.941 votos. É um dos 100 membros fundadores da Rede Sustentabilidade no Brasil.