Prefeita veta Lei de transparência de Papa enquanto obras desmoronam

1591

ponte independencia caida 03

Na sexta-feira passada, 10 de abril, estive na Av. Independência, próximo à FAAP, para verificar de perto que a ponte sobre o córrego está indo embora água abaixo! A calçada já está inviabilizada e o problema pode afetar a rua. Aí, eu lhe pergunto: será que nenhum técnico da prefeitura viu isso com antecedência? Não há vistorias padrão e periódicas em cada obra pública para manter nossa segurança? Pasme: Não é possível saber! (Assista o vídeo)

Caso a prefeita não tivesse vetado minha Lei de transparência nas vistorias (Projeto de Lei – divulgacao de vistoria em pontes e outras obras – Marcos Papa), isso poderia ter sido acompanhado por você via internet e todos nós saberíamos se o trabalho preventivo está sendo feito, ou não. A partir da informação, poderíamos cobrar e ajudar a prefeitura, mas Dárcy Vera preferiu se manter e nos manter no escuro. Explico:

ponte independencia caida 02
ponte independencia caida 01

ponte independencia caida 04

Logo que as obras públicas começaram a ruir, marcadamente com o desmoronamento da ponte da avenida Francisco Junqueira no final de 2012, me debrucei sobre essa questão. Assim que assumi meu mandato como vereador, em 2013, busquei entender melhor como eram feitas as vistorias periódicas desses locais e me choquei ao receber respostas muito vagas da prefeita. Na época, cheguei a criticar a situação, lembrando que a prefeitura parecia utilizar equipamentos como o “olhômetro” e o “escutômetro” – no mesmo período eu já me preocupava também com o controle de poluição sonora, mas as respostas que obtive do poder executivo é que não havia equipamentos medidores (coisa que atualmente qualquer celular faz com um app gratuito) para se verificar os níveis de barulho na cidade. Bom, mas isso é outra conversa.

Olhometro Escutometro

A partir dessa decepção, procurei me empenhar na feitura de uma lei que obrigasse a prefeitura a divulgar na internet os laudos de vistorias que realiza, ou diz realizar. Já comentei aqui no blog, mas repito que fiquei chocado, não só pelo veto de uma iniciativa tão simples, que facilitaria a gestão e combateria a corrupção, mas também por sua justificativa. Veja só o que responderam os representantes da prefeita na imagem abaixo…

2015 01 28 Vistoriasp

Infelizmente, você já sabe e sente diariamente que é assim que nossa prefeita trata a cidade, nos considerando como tolos a ser conduzidos, enquanto nada faz para melhorar a qualidade dessa “condução”. Em Ribeirão Preto, vivemos o puro descaso: pessoas já morreram no trânsito, caindo em buracos, no calçadão, que só agora chegou a 50% da obra, idosos vivem se machucando e, para piorar, não sabemos mais se temos segurança ao passarmos sobre uma ponte com nossas famílias dentro do carro. Precisamos mudar isso, não é?

Tubulao rachado Chico Junqueira