“Quais lições de mobilidade as cidades estão aprendendo com a pandemia?”. Esse é o tema do webinar que será realizado nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, às 18h30, com transmissão, ao vivo, pela TV Câmara e canais oficiais do Legislativo. O evento integra a programação da II Semana da Mobilidade de Ribeirão Preto.

Presidente da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana da Câmara, o vereador Marcos Papa (Cidadania) será o mediador do webinar desta quarta-feira, que terá como convidadas a arquiteta e urbanista Myriam Tschiptschin e a mestre em Planejamento de Cidades e Design Urbano Letícia Sabino.

“Questão central em várias cidades do mundo, principalmente na pandemia, a mobilidade urbana está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e saúde da população. Precisamos repensar a mobilidade em Ribeirão Preto e entender que mobilidade não é apenas trânsito”, frisou Marcos Papa.

Myriam Tschiptschin é gerente do Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e coordenadora do curso de Smart Cities do Instituto Europeo de Design. Letícia Sabino é caminhante e administradora de empresas pela FGV – EAESP, com pós-graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas.

Letícia é fundadora e diretora do SampaPé!, organização que atua, desde 2012, por cidades mais caminháveis, construídas junto com as pessoas. Idealizou a criação da Paulista Aberta e tem o projeto artístico sobre caminhar no Instagram @porondeandeisp .

Além de presidente da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana da Câmara, Papa é autor da Lei Municipal que incluiu a Semana da Mobilidade no calendário oficial de eventos de Ribeirão Preto. A celebração ocorre anualmente na semana do dia 22 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro.

Em sua segunda edição, a Semana de Mobilidade priorizará a programação remota, esse ano, devido a pandemia. Em 2019, a Semana mobilizou a sociedade civil com uma ampla e variada programação. O fechamento com chave de ouro foi o “9 de Julho Aberta”, o projeto piloto de uma rua viva que atraiu milhares de pessoas e reuniu atividades diversas em um dos principais cartões postais de Ribeirão – inspirada na Paulista Aberta.

Papa também é autor de uma Indicação ao Executivo para implantação do Programa Ruas Vivas. Outra Indicação de Papa visa a implementação de um Plano Emergencial da Mobilidade Ativa/Sustentável durante e após a pandemia do novo Coronavírus.

Leia também:

Deixe o seu Comentário

comentários