O vereador Marcos Papa (Cidadania) se reuniu com o novo secretário de Infraestrutura, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, para cobrar melhorias na gestão e na manutenção das áreas verdes. No início de fevereiro, Papa acionou o Ministério Público para denunciar crime ambiental por parte da CLU, a Coordenadoria de Limpeza Urbana, que recentemente passou a ser vinculada à Secretaria de Infraestrutura.

A denúncia ao MP teve como base a destruição de mudas de árvores durante o serviço de roçagem do mato em três áreas verdes do município. Plantadas por voluntários com autorização da Secretaria de Meio Ambiente, as mudas não haviam recebido da CLU os coroamentos que auxiliariam na visualização e proteção das plantas.

Trata-se de um problema crônico nas áreas verdes e ilhas de avenidas do município. Quando contrata uma roçada, como não é feito o coroamento das mudas, o trator simplesmente passa em cima e arranca tudo. Esse é, inclusive, um dos motivos de carência de árvores em Ribeirão Preto e o novo secretário demonstrou estar engajado em resolver essa questão”, destacou Papa, que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, da Câmara.

Por meio de requerimento, datado de maio de 2020, Papa indicou ao prefeito Duarte Nogueira a implantação de um Plano de Gestão e Manutenção das Áreas Verdes com especificações técnicas e regramentos relacionados a poda, roçagem e manutenção geral de arborização e do verde. “São graves as falhas que temos hoje por falta de uma referência técnica de como fazer e isso precisa ser corrigido”, acrescentou.

Papa ressaltou para Alencastre a necessidade de haver permanente diálogo entre a Infraestrutura, a CLU e as Secretarias de Obras e de Meio Ambiente.A Coordenadoria de Limpeza Urbana, no nosso entendimento, deveria estar na Secretaria de Meio Ambiente ou ter uma gestão integrada entre a Infraestrutura e o Meio Ambiente, assim como o Programa Verde Cidade. Porém, foi um avanço a CLU sair da Secretaria de Administração, que não tem de coordenar a gestão, mas, sim, o contrato, elaborar o um bom edital de licitação e um bom termo de referência”, frisou o parlamentar.

O vereador também enfatizou, na reunião realizada na última quinta-feira (18), a necessidade de a Prefeitura tirar do papel o Plano Estratégico do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana. Papa, inclusive, indicou a criação de uma plataforma virtual – a exemplo do que propôs e a Administração implantou para o Recicla Ribeirão – com mapas de plantios, áreas verdes e adoções do Programa Verde Cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente precisa elaborar o mapa de plantio e fornecer para a Infra. Uma plataforma com formulário online facilitará para todos, evitará troca de documentos e ficará disponível para a população. O processo melhora muito, assim como a transparência. É a cidade inteligente que nós precisamos caminhar”, enalteceu.

Papa também cobrou melhorias e ampliações na coleta seletiva e na coleta de resíduos verdes. Temos muito problema de galhada espalhada pela cidade. O secretário está vendo como regulamentar a questão do resíduo verde, é uma solicitação antiga do mandato, assim como a implantação de uma Usina de Compostagem, que também está sendo estudada. São avanços que indicamos e que estão vindo com esse novo secretário”, destacou.

Por fim, o vereador Marcos Papa acrescentou: “Estão estudando melhorar o galpão da Cooperativa Mãos Dadas. Estão atentos, inclusive, para expansão da coleta seletiva, que é meta do novo secretário, que também faz parte de solicitações do nosso mandato. Portanto, a reunião foi muito satisfatória. O secretário está empenhando em levar adiante assuntos que o nosso mandato vem mostrando que são imprescindíveis para Ribeirão Preto. Vamos acompanhar de perto”.

Leia também:

Por crime ambiental, Papa denuncia Prefeitura no Ministério Público

Por investimento em arborização, Papa envia abaixo-assinado ao prefeito

Papa propõe arborização por meio de adoção das vias públicas

Papa cobra manutenção de áreas verdes e realocação da CLU

Coleta seletiva será retomada com Recicla Ribeirão, indicado por Papa

Comissão de Meio Ambiente mira calçadas, parques, clima e arborização

 

 

Deixe o seu Comentário

comentários