Presidida pelo vereador Marcos Papa (Cidadania), a CEE (Comissão Especial de Estudos) de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio se reunirá, nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, às 15h, para discutir políticas públicas de prevenção ao suicídio. Aberta ao público, a reunião poderá ser acompanhada, presencialmente, no plenário do Legislativo ou, remotamente, pela TV Câmara e canais oficiais.

Os convidados para a reunião desta quarta-feira são: Marina Lemos Silveira Freitas, diretora geral do Colégio Viktor Frankl e coordenadora do SINN (Programa escolar de prevenção do comportamento suicida), Alexandre Firmo dos Santos Cruz, médico psiquiatra, e Gabriel Elias Correia, médico psiquiatra, especialista em Emergências Psiquiátricas, coordenador do serviços de intervenções precoces da Unidade de Emergência do HC e coordenador de Psiquiatria do grupo São Francisco Saúde.

No último dia 16, a CEE abordou o serviço prestado voluntariamente pelo CVV, o Centro de Valorização da Vida. Na ocasião, a Comissão ouviu Shirlene Stefanelli, voluntária e coordenadora do posto em Ribeirão Preto. Ainda no mês de setembro – quando se celebra o Setembro Amarelo -, a CEE ouviu Dalila Viana de Freitas, bióloga, pesquisadora e representante da Associação Paulista de Saúde Pública.

A pesquisadora informou que Ribeirão Preto registrou, nos últimos 10 anos, 464 suicídios e 1.341 notificações de lesões autoprovocadas. Dalila abordou o problema das subnotificações no município. Além de Marcos Papa, a Comissão de Estudos é composta pelos vereadores Gláucia Berenice e Marinho Sampaio.

Leia também:

Deixe o seu Comentário

comentários