Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, o vereador Marcos Papa está preocupado com o aumento da criminalidade na região Central de Ribeirão Preto e com a inoperância do sistema de videomonitoramento, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano quando a economia deve ser aquecida.

Por meio de requerimento, em tramitação na sessão desta quinta-feira, dia 4, Papa está cobrando da Prefeitura providências urgentes e questionando a desativação do Programa Olhos de Águia, desde 2018. Em julho do ano passado, quatro meses antes das eleições municipais, a Prefeitura lançou o Programa Guardiões da Cidade, que deveria estar integrado ao Sistema Detecta, mas que na prática segue no papel.

A Prefeitura está sendo incompetente em não atender a população nesta questão de segurança que é tão importante para todos. Em véspera de eleição, o prefeito prometeu instalar um sistema mais moderno, mas cadê? Três anos é muito tempo para se resolver uma questão tão simples. O caixa da Prefeitura está no azul, não faltam recursos para investir e o povo está desatendido. Esse é um caso que ilustra muito bem a ausência do prefeito no dia a dia da cidade, com o pé na rua, é isso que está faltando”, criticou.

O vereador ainda acrescentou: “Se o prefeito pretende ter um serviço melhor, com mais câmeras e mais modernas: parabéns! Mas ele não podia ter permitido a desativação do Olhos de Águia desde 2018. O correto seria primeiro colocar para funcionar o sistema novo para depois desativar o velho. Esse foi o grande erro e nós precisamos que a Prefeitura tome providências urgentes! É o comerciante do Centro, o trabalhador do comércio, o trabalhador de serviços, o trabalhador que vem ao Centro, o morador do Centro e a população de modo geral, todos precisam desse sistema de segurança das câmeras funcionando o mais rápido possível”.

Papa esteve na 1ª Companhia do 51° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), na manhã da última quarta-feira (3), acompanhado de Álvaro José Polastrini, que é comerciante do Centro e integra a diretoria da ACI – a Associação Comercial e Empresarial emitiu um manifesto, na última semana, lamentando o gradativo processo de abandono do Centro. Recebido pelo capitão Freitas, Papa visitou a sala onde estão instalados os computadores, os servidores e as telas do Olhos de Águia.

Em entrevista à TV Thathi, Papa reforçou a preocupação. “Não há desculpas, é a ausência do Poder Público para atender a população. São José dos Campos, uma cidade do tamanho da nossa, tem mil câmeras instaladas monitorando toda a cidade, o trânsito, a questão de violência. Aqui a Prefeitura está apanhando para instalar 60. Não é aceitável isso, a população não pode tolerar e tem que exigir providências”, enfatizou.

Assista!