Logradouro Público Tinim

1352

Clique aqui e baixe o projeto completo> Geraldo Machado – Tinim LEI 13213

Geraldo Machado, o Tinim, ribeirãopretano, conhecido em Ribeirão Preto como um dos grandes músicos da época (grande sucesso principalmente na década de 50), violonista, compositor, filho de Gabriel Luiz Machado e Josefina Vitorina foi casado com a senhora Jesuína Alves Machado, jardinopolense, filha de Maximino Alves e Julia Ribeiro, ambos falecidos há muitos anos nesta cidade.

Desse casal nasceram seis filhos, todos homens, pelo menos cinco tornaram-se músicos profissionais e desses, quatro são violonistas/guitarristas, um percussionista. Todos, filhos do professor e maestro que são: Geraldo Machado, Celso Machado, Filó Machado, Benedito e Carlinhos Machado, perpetuam para orgulho de Ribeirão Preto, a música advinda do grande mestre da família. Só um dos filhos, famoso na área futebolística da cidade, o Euripinho, é que não se tornou músico e sim, treinador de futebol.

Filó Machado, Celso Machado e Carlinhos Machado, todos ribeiraopretanos enaltecem o nome da cidade, quando ano após ano apresentam-se em países da Europa, Canadá , enchendo-nos de orgulho.

Comandou a famosa Orquestra da lendária Rádio PRA-7, na década de 50, sendo o grande responsável pelos arranjos do repertório da referida orquestra. A área musical na programação da Rádio PRA-7 teve importância fundamental para o seu sucesso, sendo famosa inclusive no Brasil.

Os netos de Geraldo Machado seguem o mesmo caminho: como Alessandro Machado, violonista e compositor, filho do percussionista Gera. Ségio Machado, baterista que toca com grandes músicos brasileiros, Isabela Mestriner Machado, cantora lírica, que se forma este ano na USP Ribeirão, ambos filhos de Filó Machado, como também Vitor Machado. Camila Machado , filha de Filó é produtora musical e seu filho, Felipe Machado, é neto de Filó, que com 11 anos, já desponta no canto e violão.