Dra. Heloísa Salgado esteve presente no Dia Internacional da Mulher

1250

Foi um privilégio receber a psicóloga Heloísa Salgado para fazer parte da nossa homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Ela nos abrilhantou com o seu depoimento sobre o evento.

Heloísa Salgado: “Ter sido convidada para participar da “I Roda de Conversa sobre Política de Mulheres em Ribeirão Preto” e ter tido a oportunidade de compartilhar um pouco da nossa realidade na luta pela divulgação do parto humanizado e da violência obstétrica, além de conhecer o trabalho de outras mulheres e profissionais, foi uma experiência muito especial, gratificante e enriquecedora.

Como pude comentar naquele dia, não tem sido nada fácil batalhar diariamente para mudar esta nossa realidade: de sermos o país campeão de cesáreas, de ainda mantermos altas as taxas de mortalidade materna (em geral, mulheres que morrem por uma má assistência à gestação ou ao parto), mantermos também altas as taxas de mulheres e bebês que sofrem complicações resultantes de uma cesárea desnecessária ou de um parto repleto de intervenções também desnecessárias, além do eterno desrespeito à “Lei do Acompanhante”, que prevê que toda mulher internada para assistência obstétrica (o que inclui aborto) deve ter um acompanhante de livre escolha durante todo o período de internação (inclusive na recuperação cirúrgica).

Considero um privilégio ter sido convidada a participar desse espaço tão rico de troca de experiências, de divulgação de nosso trabalho no movimento de mulheres e, principalmente, por conhecer tantas outras pessoas que batalham diariamente por uma realidade mais digna, mais segura e mais respeitosa para tod@s!”

IMG_0953
Currículo – Heloísa Salgado
Graduação e bacharelado em Psicologia pela FFCLRP da Universidade de São Paulo (1999), especialização em Psicologia da Infância pelo Setor de Saúde Mental do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (2000), Mestre e Doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Departamento de Saúde Materno-infantil (2012), sob orientação da Profa. Carmen Simone Diniz. Possui experiência na área de Saúde, com ênfase em Saúde Materno-Infantil.