A Avenida 9 de Julho estará aberta para população no dia 22 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro. Autor da Lei Municipal n° 14.361, que incluiu a Semana da Mobilidade Urbana no calendário oficial de eventos de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Rede) intermediou uma reunião, na última sexta-feira, dia 16 de agosto, entre representantes de coletivos e o prefeito Duarte Nogueira.

Com o objetivo de sensibilizar para as questões ligadas a mobilidade urbana, dar visibilidade para as situações negligenciadas, disseminar informações e facilitar ações efetivas, o Movimento Ruas Viva promoverá a I Semana da Mobilidade de Ribeirão Preto, de 16 a 22 de setembro. O fechamento com chave de ouro será a interdição de um trecho da Avenida 9 de Julho para atividades diversas, como ocorre aos domingos em São Paulo, na Avenida Paulista.

A Prefeitura apoiará a I Semana da Mobilidade de Ribeirão Preto, que contará com atividades nas temáticas: mobilidade ativa, focando nos pedestres, ciclovias e transporte público. Para o vereador Marcos Papa, a mobilidade surge como um novo desafio às políticas urbanas.

Ribeirão Preto precisa de mais locais de convívio, lazer e cultura. Nossas vias são dominadas pela utilização de veículos automotores e muito pouco tem sido feito para promover a mobilidade ativa. O reflexo disso são as calçadas da nossa cidade que estão muito longe das necessidades dos pedestres. Por meio da Semana de Mobilidade, poderemos incentivar o desenvolvimento urbano participativo, criativo e sustentável”, frisou o vereador.

Além de Marcos Papa, participaram da reunião com o prefeito, na última sexta-feira: Débora Cavalcante, representando o coletivo O Centro é Legal, Carla Roxo, representando o Fórum das Inovações Urbanas, Luciana Freitas, representando o Mobicicleta, e Matheus Guariz, representando a sociedade civil.

“A Semana da Mobilidade vai inspirar as pessoas a andarem mais e a se responsabilizarem pela cidade cuidando do que é público, do que é de todos nós”, destacou Débora. “A Semana reforçará a sensação de pertencimento e sensibilizará o pedestre para questões despercebidas no dia a dia”, acrescentou Matheus.

“O momento é oportuno para realização da I Semana da Mobilidade Urbana uma vez que a cidade discute atualmente importantes legislações relacionadas, como Plano de Mobilidade e Código de Posturas”, ressaltou Luciana. “A Avenida 9 de Julho é um dos cartões postais de Ribeirão e será um excelente piloto na proposta de cidade para as pessoas”, acrescentou Carla.

Durante a reunião, Duarte Nogueira concordou com o apoio ao evento e elencou obras e propostas de seu mandato nas áreas de mobilidade urbana, saneamento básico, destinação final de resíduos, segurança pública, empregabilidade e sustentabilidade. 

Crédito da foto: Revista Revide

Ruas Vivas

O Movimento Ruas Vivas conta com a participação da sociedade civil e de coletivos, como Mobicicleta, O Centro é Legal, Fórum das Inovações Urbanas, Caraminhola, entre outros. A Lei Municipal, de autoria do vereador Marcos Papa, que incluiu a Semana da Mobilidade Urbana no calendário oficial de eventos do município foi sancionada pelo Executivo no dia 4 de julho deste ano, com publicação da nova legislação no Diário Oficial.

Marcos Papa também é autor de uma indicação ao Executivo para implantação do Programa Ruas Vivas em Ribeirão Preto, que engloba: Ruas de Cultura e Lazer, Vagas Vivas e Pedestre Ativo. A elaboração do Programa contou com o apoio do Grupo de Trabalho Ruas Abertas. A indicação ainda propõe que a Prefeitura participe de projeto piloto na Avenida 9 de Julho.

Também é de autoria de Marcos Papa de uma indicação ao Executivo para criação de um Setor de Gestão de Transportes Não Motorizados, com a proposta de fomentar e fazer gestão dos meios necessários ao alcance de uma política de mobilidade sustentável alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis).

Crédito da foto: Matheus Urenha / A Cidade
Crédito da foto: ACidade ON