Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento urbano participativo, criativo e sustentável, o vereador Marcos Papa indicou ao Executivo a implantação do Programa Ruas Vivas, que consiste na destinação temporária de trechos de vias públicas, parques e largos para atividades de lazer, cultura, esportes e mobilidade ativa.

O Programa engloba três modalidades: Ruas de Cultura e Lazer, Vagas Vivas e Pedestre Ativo. “Nossas vias são dominadas pela utilização de veículos automotores e muito pouco tem sido feito para promover a mobilidade ativa. O reflexo disso são as calçadas de Ribeirão Preto que estão muito longe das necessidades dos pedestres”, frisou Marcos Papa, que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara.

Ruas Vivas: zonas livres de carros se espalham pela cidade de Gent, na Bélgica | TheCityFix Brasil

Para Marcos Papa, além dos buracos, das irregularidades e de inúmeros outros obstáculos, o passeio público não oferece muitas opções para quem deseja sentar, descansar e socializar. “Nossa cidade precisa de mais locais de convívio, lazer e cultura”, enfatizou.

O Programa Ruas Vivas contou com o apoio do Grupo de Trabalho Ruas Abertas, que teve sua formação na Reunião Aberta: Programa Ruas Abertas. Ainda na indicação, Marcos Papa destaca que o Programa Ruas Abertas é realidade em diversas cidades e propõe que a Prefeitura participe de projeto piloto do Programa Ruas Vivas, na avenida Nove de Julho, além de promover audiências públicas e regularizar a lei, por meio de decreto.

Reunião Aberta com participação da sociedade civil, instituições, Conselho Municipal da Cultura, vereadores Marcos Papa e Luciano Mega, secretária da Cultura Isabella Carvalho Pessotti.

Modalidades

Ruas de Cultura e Lazer: consiste na destinação temporária de trechos de vias públicas para atividades de lazer, esporte e cultura, que funcionem aos domingos e feriados, no horário compreendido entre às 10h e às 16h.

Av. Sumaré é uma das que integram o programa Ruas Abertas em São Paulo- | Ernesto Rodrigues/Folhapress

Vagas vivas: consiste na extensão dos passeios sobre a ocupação temporária de vagas de estacionamento de carros, transformando-as em área de convivência e lazer. A proposta é que funcionem aos sábados, domingos e feriados.

1ª Vaga Viva de Goiânia – Movimento Ocupa Goiânia

Pedestre ativo: consiste na extensão temporária dos passeios sobre a ocupação de vias públicas onde transitam veículos, transformando-os em área de circulação e convívio de pessoas através de técnicas do urbanismo tático, priorizando a modalidade não motorizada.

A Rua Joel Carlos Borges, em São Paulo, foi transformada durante a noite para melhorar a segurança no trânsito, incluindo o aumento de espaço para os pedestres. Foto: Pedro Mascaro/WRI Brasil