Reprodução: APPSindicato

Artigo

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Fraternidade é uma palavra bem conhecida, mas pouco praticada, que expressa um dos princípios da Declaração Universal de Direitos Humanos, que completa 70 anos nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro. Escolhemos para ilustrar essa data uma agenda que assumimos que é a do cuidado com pessoas em situação de rua, tema que temos colaborado para aprimorar a política municipal.

Os moradores de Ribeirão Preto tem percebido, nos últimos anos, um aumento significativo de pessoas em situação de rua e este é um tema que sensibiliza a todos e divide opiniões.

Nosso mandato indicou a atual legislação que cria uma política municipal para pessoas em situação de rua e agora acompanha a criação de um comitê intersetorial que integre as diversas secretarias para que se tenha uma resposta governamental efetiva, que cuide de verdade dessas pessoas e que elas tenham reais oportunidades de restabelecimento da vida delas.

A Declaração Universal de Direitos Humanos é considerada uma carta de princípios que busca garantir um mínimo de dignidade à todos os seres humanos. E entendemos que o cuidado de acolhimento e cuidado integral junto à pessoas em situação de rua é uma forma de garantirmos esse cuidado!

Marcos Papa

Vereador