FIPASE vence o 5º Prêmio Osiris Silva de Empreendorismo Sustentável

1720

Caio Demetroff, Eduardo Cicconi, Marcos Papa e Fernando BotegaEm fevereiro deste ano, o projeto Supera-Educa, desenvolvido pelo Supera, incubadora de empresas de base tecnológica da Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (FIPASE), recebeu o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. O prêmio contempla os melhores projetos de empreendedorismo do país.

Segundo o gerente executivo da fundação, Marcos Papa, o troféu dará maior destaque e apoio à expansão do projeto em outras instituições de ensino na cidade e na região. “O Supera-Educa iniciou suas atividades no dia 20 de abril de 2011, em parceria com o Colégio Marista de Ribeirão Preto, tornando-se o pioneiro no município a desenvolver projetos de ensino voltados à capacitação empreendedora dos alunos. Participaram deste piloto cerca de 120 alunos da 9ª série do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. Os participantes receberam capacitação básica durante nove meses e, ao final, elaboraram 20 planos de negócios. Destes projetos, quatro foram selecionados para integrar a Incubadora Virtual do Colégio. Em breve, devemos apresentá-lo à Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto”, conta Papa.

A Incubadora
Entidade sem fins lucrativos, a Supera iniciou suas atividades em 2003 e trabalha em parceria com a USP, a Prefeitura de Ribeirão Preto e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), apoiando a criação de novos negócios oferecendo espaço físico para o empreendimento, consultorias às empresas incubadas, além de capacitação e networking.

Tendo a Supera como base, foi criada também o Supera Campus e, em seguida, o Supera Hemocentro e o Supera Campos Elíseos. “Em 2013, essas unidades migrarão para o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, que será o primeiro do Estado de São Paulo dentro de um campus da USP. Com isso, realizamos o nosso sonho mais otimista: sermos a entidade gestora do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto”, comemora.

Outra ótima notícia para a Fundação, que atrairá a atenção do mundo inteiro para Ribeirão Preto, será a realização da quarta edição da Business & Inovation Network (Bin) . “Em 2013, sediaremos essa convenção internacional que acontece anualmente, com parceiros acadêmicos e industriais envolvidos na criação de um fórum sustentável para a partilha de boas práticas e oportunidades de inovação”, explica Papa.

A ideia surgiu depois que a FIPASE participou, a convite dos organizadores do evento, de uma convenção na Inglaterra. “A oportunidade surgiu depois que a FIPASE participou, a convite dos organizadores do evento, da BIN@Sheffiield 2011 na Inglaterra. Na ocasião o Gerente de Novos Negócios, Eduardo Cicconi, conseguiu trazer a organização e realização do evento para Ribeirão em 2013. O evento receberá o nome de BIN@Ribeirão Preto – 2013”, conclui.

Revide On-line
Texto: Bruno Silva
Fotos: Carolina Alves