O vereador Marcos Papa pediu atenção redobrada às autoridades que fiscalizam e punem práticas de violência contra a mulher em Ribeirão Preto. Durante sessão legislativa, Papa ressaltou preocupação com o aumento de casos de agressão e maus-tratos durante a quarentena decretada em razão da pandemia do Coronavírus.

Chegam notícias muito preocupantes de um crescimento brutal, crescimento vertiginoso de violência contra as mulheres neste período de confinamento. Mulheres essas que já estão sobrecarregadas pelo trabalho doméstico e pelo remoto, que estão com as crianças em casa por conta da suspensão das aulas”, ressaltou.

Papa acrescentou: “Sabemos como o machismo ainda é uma chaga da nossa sociedade, evidente em piadinhas por conta do confinamento. Que as nossas autoridades estejam muito mais atentas com os instrumentos que têm para fiscalizar e punir esses abusos. O aumento chega a 100%, isso é muito preocupante, temos que estar atentos”.

O discurso de Marcos Papa na sessão legislativa antecedeu apelo global feito pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para que se protejam mulheres e crianças em casa, desprotegidas pelo confinamento provocado pela pandemia.

António Guterres pediu que todos os governos tomem medidas para prevenir a violência contra as mulheres e forneçam soluções para as vítimas, previstos nos respectivos planos de ação contra o Covid-19. O secretário-geral também sugeriu a criação de sistemas de alerta de emergência em farmácias e supermercados por serem os únicos estabelecimentos abertos em muitos países atualmente.

Os números para atendimento à mulher vítima de violência doméstica divulgados no site da Prefeitura de Ribeirão Preto estão desatualizados (161 e 0800-7730-161). A atualização está sendo solicitada oficialmente pelo vereador.   

Canais de denúncia e orientação

Central de Atendimento à Mulher: 180

Polícia Militar: 190

DDM (Delegacia de Defesa da Mulher): 3610-4499 ou Avenida Costábile Romano n° 3230, bairro Nova Ribeirânia

Central de Flagrantes: 3610-5666 ou Rua Duque de Caxias n° 1048, Centro

Deixe o seu Comentário

comentários