Como está a Ilha de Calor de Ribeirão Preto? Todos os munícipes possuem acesso aos Parques e Praças do município? Como está distribuída a cobertura vegetal da cidade? Todas essas informações estão disponíveis na plataforma UrbVerde. Dá um Google aí!

A utilização dessa plataforma de monitoramento ambiental com vistas a construção de políticas públicas climáticas será tema de reunião da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, na terça-feira, 3 de outubro.

Aberta ao público, a reunião terá início às 15h e poderá ser acompanhada presencialmente, no plenário do Legislativo, ou remotamente por meio de plataforma digital – inscreva-se aqui. Técnicos da Universidade Federal de São Carlos, responsáveis pela Urbverde, estão entre os convidados e apresentarão os dados da plataforma: UrbVerde (usp.br)

A UrbVerde surgiu da necessidade do desenvolvimento de uma plataforma de dados geoespaciais proveniente de uma metodologia de monitoramento anual das desigualdades socioespaciais na distribuição das áreas verdes urbanas. Para tanto, são utilizadas técnicas de sensoriamento remoto e machine learning, assim como o suporte da plataforma baseada em cloud computing e programação em Java Script: GEE”, destaca o site.

https://www.urbverde.iau.usp.br/#/mapa/SP/3543402/intraurbana/2021/pracasparques

O encontro será transmitido, ao vivo, na TV Câmara e canais oficiais – Facebook e Youtube. A Comissão convidou técnicos da Prefeitura que atuam na elaboração de políticas relacionadas, como o Plano de Arborização Urbana e o Plano de Mudanças Climáticas.

Além de Papa, a Comissão de Meio Ambiente também é composta pelos vereadores Sérgio Zerbinato e Ramon Faustino e se reúne mensalmente na Casa de Leis. Participe!