ESPETÁCULO NAÍZES

613

Uma super indicação para esse fim de semana: Espetáculo Naízes. Tive o prazer e a alegria de receber no gabinete, essa semana, o diretor e intérprete, Luís Silva, do Coletivando Cia de Dança. O espetáculo, que será neste sábado (4) e domingo (5), no Teatro Municipal, conta com estética contemporânea que entrelaça e funde elementos do house, wacking, hip hop e afro, entre outras vertentes das danças urbanas. Convidando o espectador para uma viagem de saberes, costumes e guerrilhas do povo preto, a obra tem raiz nas memórias e atravessamentos de corpos que foram deixados à margem da sociedade e da vida. Imperdível! Na foto, Jackeline Sarah, mãe do artista, Luís Silva, eu e Rafaella Olivieri, namorada e integrante do Coletivando. 

ESPETÁCULO

Ribeirão Preto recebe nos dias 04 e 05 de março o espetáculo “Naízes”, do grupo carioca Coletivando Cia de Dança. A apresentação acontecerá no Teatro Municipal e tem como intérpretes os artistas fundadores da companhia Luís Silva e Pedro Avlis, trazendo um espetáculo com estética contemporânea que entrelaça e funde elementos do house, wacking, hip hop e afro, entre outras vertentes das danças urbanas.

“Naízes” é uma montagem da companhia carioca cuja concepção tem raiz nas memórias e atravessamentos de corpos que foram deixados à margem da sociedade e da vida. A obra mostra que um único corpo pode transbordar intensidades advindas de trajetórias e singularidades do corpo preto, periférico e urbano.

Provocando o despertar dos olhos, o espetáculo convida o espectador para uma viagem de saberes, costumes e guerrilhas do povo preto. Com o objetivo de abraçar e dar voz a temáticas afrodiaspóricas e evidenciar singularidades do corpo artístico em meio a um contexto adverso, os artistas em cena articulam uma forma de ressignificar tantos atravessamentos selados nos corpos para, a partir deles, gerar vida e possibilidades de novos caminhos.

O nome “Naízes” sintetiza reflexões da companhia sobre raízes, no que diz respeito às diversas origens e ancestralidades, e sobre as muitas nacionalidades, que perpassam pela história das pessoas afro-brasileiras. “Com essas culturas aprendemos como ser coletivo para além da junção física e como existir em uma sociedade que nos faz inibir as naturalidades e ancestralidades”, comenta Pedro Avlis. “Esse trabalho é um grito de corpos que foram colocados constantemente no limite e obrigados a criar ferramentas para expressar e evidenciar suas narrativas”, finaliza Luís Silva.

O diretor e intérprete, Luís Silva, que nasceu e cresceu em Ribeirão Preto, enfatiza seu especial interesse em estender aos estudantes da rede pública o acesso ao espetáculo de forma gratuita, para que possam ter a experiência de apreciar a dança e refletir sobre a arte e cultura afrodescendente, além de encontrar motivação pessoal para dedicar-se à conquista de seus sonhos, uma vez que foi, como eles, estudante de rede pública de nossa cidade, vindo a tornar-se bacharel em Dança pela UFRJ e mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF, o que lhe permite desenvolver seu trabalho artístico e acadêmico, que inclui turnês de Naízes e outros espetáculos pelos estados do Rio Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Bahia.

SOBRE A COLETIVANDO CIA DE DANÇA
Nascida em 2019, a Coletivando Cia de Dança transita por linguagens e culturas, explora a diversidade de ritmos e movimentos e é composta por artistas das periferias das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Seu trabalho é voltado para a reflexão sobre temáticas inseridas no contexto periférico e urbano. Em 2019 e 2020, circulou com o espetáculo Interfaces, fazendo apresentações em cidades do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e também lançou o curta-metragem Afetos, disponível nas plataformas digitais.

SERVIÇO
Espetáculo/dança: Naízes

Com: Coletivando Cia de Dança
Temporada: 4 e 5 de março de 2023
Horários: sábado às 19h e domingo às 18h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Bilheteria: 1 hora antes da sessão
Vendas antecipada: Via pix no Instagram @ciacoletivando; presencial com vendedores oficiais.
Online via Sympla: https://www.sympla.com.br/naizes– coletivando-cia-dedanca__1854485
Projeto Escola: sessão exclusiva, na sexta-feira (03), para escolas das Redes Públicas Municipal e Estadual e ONGs, sendo necessário agendamento.
Duração: 50 min. Classificação: Livre.
Capacidade: 515 lugares.
Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Via São Bento – Campos Elíseos
Tel: (16) 3625-6841
Na rede: Site – coletivandoart.com.br | Instagram – @ciacoletivando