De autoria do vereador Marcos Papa, o projeto de Lei que determina que hospitais prestadores de serviços emitam relatório diário sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI será votado na Câmara, nesta terça-feira, dia 12 de maio.

O objetivo de Papa é dar agilidade ao fluxo de informações, as tomadas de decisões e as ações estratégicas no combate ao Coronavírus em Ribeirão Preto. Os respectivos relatórios dos hospitais que prestam serviço para a rede municipal de Saúde devem ser encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Essa propositura deve-se a dificuldade que a Secretaria Municipal de Saúde relata em atualizar os dados de todos os prestadores de serviço, diariamente, em relação à informações sobre capacidade de resposta em Saúde para o enfrentamento da pandemia de Covid-19”, enfatizou o vereador Marcos Papa, emendando a “necessidade de alinhar os prestadores junto ao sistema de informações da gestão pública”.

O projeto é fruto de discussões e análises conjuntas com um grupo de sanitaristas do Núcleo de Ribeirão Preto, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, que vem estudando e acompanhando os números da Covid-19 no município.

O relatório deve especificar número de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 internados em UTI e CTI (Centros de Terapia Intensiva), número de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-I9 internados em Enfermaria, altas e óbitos de pacientes confirmados e suspeitos, e total dos pacientes já atendidos e de óbitos.

Se aprovado pelos vereadores nesta terça-feira (12), o projeto segue para sanção do Executivo, que deverá regulamentar a Lei objetivando sua melhor aplicação.