Crédito da foto: Mastrangelo Reino/A Cidade

A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira (26) a criação de uma CEE (Comissão Especial de Estudos) para avaliar as filas do SUS (Sistema Único de Saúde) no município. O requerimento, que resultou no projeto de resolução da Mesa Direta, foi proposto pelo vereador Marcos Papa (Rede), que foi relator de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, em 2016, quando apontou diversas falhas da rede municipal.

Segundo Marcos Papa, a proposta da CEE surgiu a partir de discussões com o Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde). “A ideia foi reforçada com os debates que tivemos durante o Congresso da Associação Paulista de Saúde Pública, onde ficou clara a necessidade de aprofundarmos alguns pontos que levantamos na CPI da Saúde e que nos permitirão melhorar a oferta de serviços do SUS em Ribeirão Preto”, frisou.

Papa também defendeu a realização de uma auditoria nas filas do SUS. “O atual governo atribui à pressa para instalação de um AME ao ‘gigantismo’ dessa fila, revelado pela minha lei e pelo relatório da CPI. Portanto, essa fila precisa ser auditada”, defendeu Papa, que foi elogiado por colegas pela criação da CEE.

JUSTIFICATIVAS
Na justificativa do requerimento, o vereador Marcos Papa destaca que a CPI da Saúde indicou a necessidade de aprofundamento de 13 pontos elencados no relatório final e que o atual debate sobre o fechamento do PS Central tem apontado para o fluxo e processo de produção em saúde no município.

“A demora nas filas de espera para realização de consultas e procedimentos médicos é uma constante em sistemas de saúde e necessita de uma ampla análise da rede de atenção para seu equacionamento, desde educação permanente de qualidade até ampliação de serviços”, acrescentou.

Assista o discurso do vereador Marcos Papa na tribuna da Câmara: