Cada vez mais as enchentes estão se intensificando nas cidades, um resultado do desenvolvimento urbano insustentável, com baixos investimentos públicos em inovações para drenagem e recuperação dos corpos hídricos e uma cultura de impermeabilização do solo. Precisamos mudar esse modelo, com projetos de macro e micro drenagem integrados com saneamento ambiental, com a valorização e revitalização dos nossos corpos d’água e uma urbanização sustentável”.

A declaração é do presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara, vereador Marcos Papa (Rede), organizador do III Fórum da Água da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que será realizado nesta sexta-feira (22), das 18h30 às 21h30, no plenário do Legislativo.

Com foco na drenagem urbana e no tratamento da água, o evento está em sua terceira edição e terá como tema “ODS 6 – Água potável e Saneamento”. Gratuito e aberto ao público, o Fórum reunirá autoridades, como o superintendente do Daerp, Afonso Reis, a secretária de Meio Ambiente, Sônia Valle Walter Borges de Oliveira, a diretora-geral do Instituto Ribeirão 2030, Adriana Silva, a diretora da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, Simone Kandratavicius e o vereador Maurício Gasparini, presidente da Frente do Parlamento Metropolitano.

Os especialistas convidados são os engenheiros ambientais Tomaz Kipnis e Benjamin Boudler, que ministrarão as palestras: Infraestrutura verde – soluções para drenagem urbana e Floating Islands, sistemas ativos de tratamento de água.

As inscrições para o III Fórum da Água ainda podem ser feitas pela internet (bit.ly/forumagua3).