Realizado em 22 de março, Dia Mundial da Água, o III Fórum da Água da Região Metropolitana de Ribeirão Preto foi marcado pelo sucesso de público e de conteúdo. Com foco na drenagem urbana e no tratamento da água, o evento reuniu estudantes, entidades e autoridades, e teve como tema “ODS 6 – Água potável e Saneamento”. 

Especialistas convidados, os engenheiros ambientais Tomaz Kipnis e Benjamin Boudler enriqueceram o Fórum com as palestras: Infraestrutura verde – soluções para drenagem urbana e Floating Islands, sistemas ativos de tratamento de água.

Assista as duas palestras agora:

Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara e organizador do Fórum da Água, o vereador Marcos Papa (Rede) ressaltou que cada vez mais as enchentes estão se intensificando nas cidades, como resultado do desenvolvimento urbano insustentável, devido aos baixos investimentos públicos em inovações para drenagem e recuperação dos corpos hídricos, além de uma cultura de impermeabilização do solo”. 

“Ficou claro por tudo o que debatemos no Fórum que precisamos mudar essa realidade de desenvolvimento insustentável por meio de projetos de macro e micro drenagem integrados com saneamento ambiental, com a valorização e revitalização dos nossos corpos d’água e uma urbanização sustentável”, enfatizou Marcos Papa.

Marcos Papa com o engenheiro ambiental Tomaz Kipnis
Marcos Papa com o engenheiro ambiental Benjamin Boudler

Dentre as autoridades que participaram do evento estão o prefeito Duarte Nogueira, o superintendente do Daerp, Afonso Reis, a secretária de Meio Ambiente, Sônia Valle Walter Borges de Oliveira, a diretora-geral do Instituto Ribeirão 2030, Adriana Silva, a diretora da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, Simone Kandratavicius e o vereador Maurício Gasparini, presidente da Frente do Parlamento Metropolitano.

O evento contou com uma exposição de trabalhos de alunos dos cursos relacionados à área ambiental do Centro Universitário Barão de Mauá e do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, trazendo temas importantes para nossa cidade e região.

Marcos Papa, a professora dra Analu Egydio dos Santos e alunos

Assista o Fórum completo:

Leia também:

Papa representa Ribeirão Preto no Fórum Mundial da Água

Indignado com desperdício de água, Marcos Papa cobra melhorias no Daerp

Deixe o seu Comentário

comentários