À convite do vereador Marcos Papa (Rede), Alessandra Zamora usou a tribuna da Câmara de Ribeirão Preto, na sessão de quinta-feira (01/03), para enfatizar a importância das escolas oferecerem curso de primeiros socorros para professores e funcionários.

Alessandra é mãe de Lucas, um estudante de Campinas, que morreu em setembro do ano passado, aos 10 anos, após engasgar com um cachorro-quente. O depoimento antecedeu a votação de quatro projetos de Marcos Papa que têm como objetivo evitar novas tragédias. As matérias devem ser discutidas e votadas em plenário, na próxima semana.

“Em viagem com alunos e professores do colégio onde estudava, o garoto Lucas engasgou com um pedaço de salsicha e faleceu por asfixia mecânica. Essa tragédia levou a mãe Alessandra a criar o Movimento Vai Lucas com a intenção de provocar as Casas Legislativas do Estado a promoverem iniciativas legais a fim de prevenir acidentes nas escolas. Fiquei honrado de ter sido procurado pela Alessandra e de poder apresentar um projeto que pode salvar vidas”, frisou Marcos Papa.

O Movimento “Vai Lucas” foi criado por Alessandra e Andrea, tia de Lucas, e tem mais de 138 mil seguidores no Facebook (https://www.facebook.com/vailucas/?ref=br_rs). Ao todo, 370 municípios, nove estados e a própria União Federal estão mobilizados protocolando projetos da Lei Lucas.

Assista ao discurso de Alessandra:

Assista ao discurso de Marcos Papa:

Projetos em tramitação
Um dos projetos de Marcos Papa obriga as escolas particulares a oferecerem curso de primeiros socorros para funcionários e professores. Os colégios não precisarão contratar profissional com função específica para o atendimento em primeiros socorros, preferencialmente o curso poderá ser ministrado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O segundo projeto cria o selo “Menino Lucas por uma escola mais segura”. A proposta é incentivar o treinamento de primeiros socorros professores, funcionários, pais e alunos das escolas de Ribeirão Preto. O selo será concedido às escolas públicas e particulares que promovam o treinamento de dois quintos do quadro de funcionários em primeiros socorros de crianças no prazo de um ano, com reciclagem anual.

O selo será concedido pela Câmara, por meio da Frente Parlamentar Intermunicipal para a Primeira Infância – Frente esta que também está sendo proposta pelo vereador Marcos Papa, através de um terceiro projeto. Papa também está propondo incluir no calendário oficial de eventos do município o “Dia da Primeira Infância” a ser celebrado anualmente em 21 de março, data em que já é celebrado o Dia Mundial da Infância.

O objetivo da data é provocar a discussão do tema e divulgar os indicadores da Política da Primeira Infância – indicadores esses que estão sendo retirados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e do Programa Cidades Sustentáveis, da Rede Nossa São Paulo.

Crédito das fotos: Allan S.Ribeiro / Comunicação da Câmara