“No nosso entendimento, com todo respeito a sua pessoa, no trato da coisa pública a Coordenadoria precisa de alguém tecnicamente mais preparada para levar adiante um desafio, que não é pequeno. Mais uma vez eu separo a pessoa da autoridade que está ocupando uma função pública, mas o governo precisa intervir imediatamente nesta Coordenadoria”. A declaração foi feita pelo vereador Marcos Papa (Rede) durante sessão extraordinária realizada na Câmara, na tarde desta terça-feira (12), e refere-se a CBEA (Coordenadoria de Bem-Estar Animal) e sua responsável, a veterinária Carolina Vilela.

Crédito das fotos: Aline Pereira/Comunicação da Câmara

Ao término da sabatina, Marcos Papa enfatizou que, em suas respostas aos vereadores, a coordenadora da CBEA confessou duas ilegalidades graves: uso de dinheiro particular no trato da coisa pública sem autorização legal e eutanásia em desrespeito à legislação estadual, que especifica os casos de animais que podem ser sacrificados.

“É evidente para todos nós, Carolina, o seu esforço. Entretanto, durante o seu depoimento você admitiu duas ilegalidades praticadas na Coordenadoria. Fica evidente a situação de uma Coordenadoria precária, num estado de precariedade inaceitável para uma repartição pública. É evidente que o governo deve intervir imediatamente na Coordenadoria”, frisou.

A convocação de Carolina foi requerida por Marcos Papa depois que a coordenadora usou sua página pessoal no Facebook para atacar protetores animais que organizavam uma manifestação devido à morte de um cão por negligência do órgão. Carolina chamou de “ativistinhas” e “bando de palhaços” os protetores e depois apagou as postagens.

Sobre as postagens, a coordenadora da CBEA se desculpou publicamente com os protetores que acompanharam a sabatina na Câmara. Além de enaltecer sua dedicação à Coordenadoria, durante a sessão extraordinária, Carolina reconheceu a falta de estrutura da pasta e a fragilidade das ações realizadas pelo setor, como a castração de animais.

Leia também:

Após ataque a protetores, Marcos Papa propõe convocação da coordenadora da CBEA

Câmara vota requerimento de Marcos Papa para convocar coordenadora da CBEA

Câmara aprova convocação da coordenadora da CBEA, proposta por Marcos Papa

Coordenadora do Bem-Estar Animal será sabatinada por Marcos Papa nesta terça

Assista a fala final do vereador Marcos Papa:

A imprensa repercutiu a sabatina:

Jornal A Cidade
Jornal Tribuna