Crédito da foto: Comunicação da Câmara

O vereador Marcos Papa (Rede) quer que a responsável pela CBEA (Coordenadoria do Bem-Estar Animal) seja sabatinada na Câmara. O requerimento para convocação de Carolina Vilela foi protocolado, na última quinta-feira (16), após a coordenadora chamar de “ativistinhas” os protetores animais que planejavam uma manifestação em frente ao CBEA.

A manifestação ocorreu na manhã desta sexta-feira (17) porque a Coordenadoria demorou dias para recolher um cachorro de rua que foi atropelado duas vezes e acabou morrendo devido a fraturas múltiplas. A morte de “Jon” foi considerada a gota d’água para os protetores, que já vinham descontentes com a atuação do CBEA. Ao tomar ciência da mobilização Carolina criticou o ato em sua página pessoal no Facebook.

“E quando a gente recebe 23 whatsapp falando sobre isso amanhã a turminha do barulho (ativistinhas) vão estar aqui na coordenadoria fazendo um auê afff! Vamos trabalhar minha gente!!” (sic), postou Carolina. A postagem, anexada ao requerimento, foi deletada pela coordenadora algumas horas depois.

Na mesma data, Carolina fez novos insultos. “Os ativistas de Ribeirão Preto com certeza vão postar e fazer vídeo falando que estou maltratando meu Cachorro!!! Ahahaha vamos lá bando de palhaço! Quem vai começar?” (sic), escreveu.

Despreparo
Para Papa, a postagem é extremamente desrespeitosa aos protetores animais que, muitas vezes, se endividam financeiramente fazendo o serviço que é de obrigação da prefeitura. “Esse pronunciamento é, no mínimo, muito infeliz. É inaceitável que uma autoridade nomeada pelo prefeito chame protetores animais de ativistinhas. Pior ainda é chamá-los de bando de palhaços. Os ataques mostram despreparo para o cargo ocupado”, enfatizou.

Marcos Papa ainda acrescentou: “A manifestação pacífica foi organizada por ativistas que estão cuidando dos animais da nossa cidade há muitos anos, há décadas. A Carolina assumiu agora. Eu tenho autoridade para falar porque reconheço o que ela fez de bom na Coordenadoria, no cuidado com aquele espaço. Mas isso não dá direito de ela hoje, ocupando uma Coordenadoria importantíssima como ocupa, vir a se dirigir a ativistas e cuidadores de animais como ativistinhas. Repudio essa postura”.

O vereador ainda frisou que o Poder Público abandonou a causa animal há muitos anos em Ribeirão Preto. “Esses ativistas são heróis anônimos que colocam dinheiro do próprio bolso para fazer o que a prefeitura deveria fazer bem feito. Até hoje a prefeitura não tem licitação para retirar animais de grande porte das ruas, não tem uma campanha efetiva de castração de animais na cidade”, criticou.

Planejamento para 2018
Dentre os questionamentos que Marcos Papa pretende fazer à coordenadora está o planejamento da CBEA para 2018. “São muitas as perguntas que serão feitas a Carolina. A coordenadora precisa ter respeito com os protetores e vir responder aos vereadores e à população, por exemplo, porque nenhum representante da Coordenadoria participa das reuniões do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal”, ressaltou.

No requerimento, após lamentar o posicionamento “antidemocrático” de Carolina, Papa também destacou denúncias de doação informal de doses de vacinas da CBEA sem nenhum tipo de controle. “Diferente dos pistoleiros que vieram a Câmara me atacar e atacar minha equipe na discussão do projeto que tirava animais dos rodeios, os protetores são pacíficos e querem apenas que o Poder Público faça o que lhe compete”, concluiu.

Tramite
O requerimento de Marcos Papa será votado na sessão de terça-feira (21). Se aprovado pelo plenário, o requerimento se tornará um projeto de Resolução da Mesa Diretora. Se o projeto for aprovado pelos vereadores, Carolina será convocada a prestar esclarecimentos durante sessão extraordinária a ser agendada pela presidência da Câmara.