Liderança na luta contra as DST/AIDS recebeu título de Cidadania Ribeirão-pretana

1385

DraFAtima

A enfermeira aposentada, Dra. Fátima Regina de Almeida Lima Neves recebeeu o título de Cidadã ribeirão-pretana em 9 de Dezembro, terça-feira, às 20 horas na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A iniciativa foi do vereador Marcos Papa, que procura dar mais visibilidade à militância local contra as DST/AIDS.

Servidora pública estadual desde 1987, Fátima atendeu os primeiros pacientes infectados com o HIV/Aids em Ribeirão Preto, em uma época em que poucas pessoas se disporiam a este trabalho. Em 1995, assumiu a coordenação do programa municipal de DST/HIV/Aids que contava apenas com dois ​ambulatórios especializados​ e com um centro​ de testagem e aconselhamento. ​Hoje, passados 19 anos de sua gestão, os números são evidentes: nossa cidade conta com ​cinco ambulatórios especializados e com ​seis centros de testagem e aconselhamento, sendo ​um​ deles uma unidade móvel. Além da ampliação dos serviços, Fátima estruturou a interlocução integrada da Rede Assistencial, implantou as equipes especializadas específicas para cada ação e estabeleceu o serviço de assistência domiciliar terapêutica. Durante esse período, Ribeirão Preto foi o primeiro município brasileiro a oferecer a sorologia anti-HIV no Pré-Natal em todas as Unidades Básicas de Saúde e uma das cidades pioneiras na implantação das políticas de redução de danos.

“Em todos os relatos que ouvi sobre a Dra. Fátima, pesam a gratidão e a admiração pela sua capacidade de construção coletiva. Decidi oferecer este título a ela justamente para que possamos fortalecer toda a militância local que luta em várias frentes, desde a difusão de conhecimento e erradicação das doenças, até pela garantia dos direitos das pessoas doentes. É um grupo valoroso que tem um de seus exemplos maiores nessa generosa servidora pública”, explica Papa.

Veja as fotos da cerimônia, feitas pelo amigo Eli Zacarias:

DraFatima09

DraFatima05

DraFatima08

DraFatima06

DraFatima07

DraFatima02

DraFatima04

DraFatima10