10º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária

637

A Câmara de Ribeirão Preto será palco, nesta quarta-feira, dia 16 de agosto, do 10º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária. Aberto ao público, o evento será realizado no plenário, a partir das 10h, e contará com ampla programação em torno da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da contratação de catadores pelos municípios, além da gestão regionalizada de resíduos sólidos.

O evento, que reunirá catadores de materiais recicláveis, autoridades e convidados, será transmitido, ao vivo, na TV Câmara e nos canais oficiais – Facebook e Youtube. Durante a abertura, será realizada homenagem póstuma a catadora Inair Francisca da Rocha Marcelino, fundadora da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro (Cooperviva), que faleceu mês passado e é sinônimo de luta e valorização profissional para a categoria dos catadores de recicláveis.

Além do vereador Marcos Papa, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, o debate contará com participação da presidente da Cooperlol (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Orlândia) e diretora da Rede Anastácia, Juliana Damiane de Paulo, representando a Universidade de São Paulo FEARP/USP, Perla Calil Rebehy, a presidente da Rede CENTCOOP e representante o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), Aline Sousa, assim como o 7º promotor de Justiça de São Carlos, Flávio Okamoto e Carlos Leonardo Ciloni, assessor técnico no Tribunal de Contas (TCE).

Outro destaque do 10º Encontro Regional será o lançamento do projeto Valoriza Já. Trata-se de uma iniciativa da ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), em parceria com a plataforma Reciclar Pelo Brasil, e conta com o apoio da Cooperlol e MNCR. O projeto será apresentado pelo presidente da ANCAT, Roberto Rocha, e visa proporcionar condições dignas de trabalho e renda aos catadores não cooperados da cidade de Orlândia por meio de um centro de priorização e valorização.