O vereador Marcos Papa (Podemos) quer saber por que a UPA (Unidades de Pronto Atendimento) Oeste não atendeu pediatria, no feriado de Carnaval, resultando em muitas reclamações de usuários da rede municipal de saúde que buscaram pelo serviço para seus filhos. O corte do serviço foi questionado, por meio de requerimento aprovado na sessão da Câmara, na última quinta-feira (23).

No documento, Papa destaca informação de que essa prática já ocorreu outras vezes e que alguns procedimentos são mais rápidos e pontuais, como reavaliação clínica, e outros, como avaliação e seguimento clínico, leva em consideração mais de uma passagem com o paciente, o que demanda um cuidado qualitativo e que fica subnotificado no sistema, podendo prejudicar os dados necessários para o planejamento em saúde. “Quero saber de forma clara e objetiva da Prefeitura qual a justificativa do fechamento do atendimento em pediatria na UPA Oeste durante o feriado de carnaval”, frisou.

Papa ainda acrescentou: “Queremos dados de atendimento, quantitativo e o CID por paciente pediátrico nas UPAS durante o feriado de carnaval, dos anos 2023, 2022, e 2021, pois a suspeita é que a taxa de internação em pediatria está maior que ano passado, por conta da volta às aulas, retorno de convívio social pelo final da pandemia de covid e circulação de doenças que requerem atendimento com várias avaliações por internação das crianças, o que sobrecarrega o sistema de saúde”.

Por fim, o vereador questiona se há previsão de novos fechamentos de atenção em pediatria nas Unidades de Pronto Atendimento para os próximos feriados.