Papa pressiona e prefeitura (enfim!) multa concessionária de ônibus

745

O transporte coletivo e as questões de Mobilidade em nossa cidade não andam bem. A novidade é que, pela primeira vez nesse governo, a Prefeita sai da zona de conforto e multa a concessionária por não prestar os serviços contratados – resultado direto das cobranças e denúncias do vereador Marcos Papa.

2016 01 28 Multa ProUrbano

Durante os últimos meses, Papa perseverou e passo a passo, pode ver algumas luzes surgindo a partir de suas ações. “Conseguimos, sim, algumas melhorias, mas não podemos nos contentar com um sistema de transportes que ainda está muito longe do que se espera de uma cidade como a nossa”, afirmou em março de 2015. Em outubro passado, a própria Transerp assumiu o problema ao responder os ofícios do vereador.

ARQUIVO 2015 10 26 Oficios Transerp

Então, em novembro do mesmo ano, Papa requereu informações da Prefeita sobre a propaganda irregular nos pontos de ônibus (que também é outro terreno bastante espinhoso!) e sobre os prazos de construção de terminais e estações. A Comissão municipal de transportes coletivos emitiu resposta no dia 8 de janeiro de 2016 e dezoito dias depois, o Diário Oficial do Município publicou a multa diária contra a Concessionária, por não cumprir os prazos de execução e entrega das obras. Veja detalhes dos documentos:

Papa_Multa_ProUrbano_Requerimento01

Papa_Multa_ProUrbano_Resposta

Papa foi relator da CPI dos Transportes que mesmo após ter seus atos oficiais interrompidos pela base aliada ao governo, foi mantida viva pelas investigações e ações continuadas de forma independente pelo bloco de oposição que, na época, já era liderado pelo vereador. Nos meses seguintes, o documento foi transformado enviado com peso de representação para o Ministério Público local e estadual, para o Tribunal de Contas estadual, para o Procon e amplamente divulgado pela imprensa. O relatório comprovou que o contrato tinha 22 cláusulas sistematicamente descumpridas, mas até então, a Prefeita preferiu prevaricar.

“Seja pela proximidade das eleições ou por uma possível iluminação, parece que a situação está mudando. Isso não poderia ocorrer, a correção de rota demorou demais, mas pelo menos a Prefeita demonstrou dar um passo em direção ao bom senso perdido. A população começa a ser mais respeitada e o nosso trabalho parece estar valendo a pena. Vamos acompanhar”, finaliza Papa.

Papa_Multa_ProUrbano_Diario_oficial