Presidente da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo da Câmara de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Podemos) mediou uma reunião entre o prefeito Duarte Nogueira e o presidente do Sincovarp e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Paulo César Garcia Lopes, nesta quinta-feira, dia 26 de maio, no Palácio Rio Branco.

O objetivo foi tratar dos impactos das obras de mobilidade no comércio, propor a interrupção das obras nas vésperas de datas importantes para o comércio (após o meio-dia com retorno na segunda, quando caírem nos finais de semana), como Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Dia das Mães, e criar um canal de comunicação permanente de modo que os lojistas saibam com antecedência os trechos que serão interditados e possam criar estratégias para atender seus clientes.

Também participaram da reunião o jornalista André Luís Rezende, representando CDL e Sincovarp, o secretário adjunto da Casa Civil, Rene Scatena, o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras Públicas, Cantídio Maganini e engenheiros da Secretaria de Obras.

Outra reivindicação é para que haja uma campanha educativa após a conclusão dos corredores de ônibus em vias comerciais e imediações. A preocupação é com clientes da cidade e da região que estão acostumados a estacionar em alguns trechos que passarão a ser proibidos. Um ofício com todas as reivindicações foi entregue ao prefeito, que sinalizou favoravelmente e de imediato anunciou que o canal está estabelecido.

Felizmente a nossa reunião teve um final muito positivo. As obras de mobilidade são necessárias, assim como o canal de comunicação estabelecido, a partir de hoje, para que haja um fluxo de informações entre a Prefeitura, por meio da Secretaria da Casa Civil, e os comerciantes com vistas a redução desses impactos, frisou Marcos Papa.

Segundo Nogueira, a licitação para obras de mobilidade na Avenida 9 de Julho será aberta no dia 24 de junho. A obra terá duração de 12 meses. Nas próximas semanas também será aberta licitação para outros trechos dos corredores de ônibus. Os centrais serão os últimos a serem licitados, segundo o prefeito, para que a experiência vivenciada nos demais corredores reduza ao máximo os impactos das obras na região central.

A reunião repercutiu na imprensa: