Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Cidadania) cobrou providências urgentes da Prefeitura para solucionar os problemas existentes nas imediações da Avenida Álvaro de Lima com a Rua Primo Tronco e também indicou a implantação de um Parque Linear às margens do Ribeirão Preto.

Em requerimento aprovado na sessão da Câmara da última terça-feira, dia 21, Papa enfatizou a situação alarmante de riscos à saúde, ao meio ambiente e a segurança pública, devido ao descarte e queima de lixo e materiais diversos em área de curso d’água, mato alto, furto de postes de iluminação e falta de manutenção da calçada da via.

No documento, Papa também frisou o aumento no número de furtos dos prédios residenciais e comércios dos bairros vizinhos e a inexistência de um programa social efetivo para o acolhimento de pessoas em situação de rua. O vereador é frequentemente acionado por moradores das Vilas Virgínia e República.

Solicitamos esclarecimentos, incluindo as medidas efetivas que serão adotadas pela Prefeitura para solucionar os problemas graves que foram colocados no nosso requerimento, inclusive às mitigações ambientais, as medidas de fiscalização que serão adotadas, o cronograma para a instalação de novas luminárias, os programas sociais que serão adotados e a manutenção da calçada do canteiro central”, elencou Papa.

O vereador ainda reforçou preocupação com a saúde dos moradores, referente a problemas respiratórios, devido as constantes queimadas de materiais ao lado do Ribeirão Preto. Por fim, o presidente da Comissão de Meio Ambiente reiterou preocupação com o curso d’água e a proposta de implantação de um Parque Linear.

A Prefeitura poderia realizar um concurso nacional do projeto do parque, posteriormente a implantação por meio de parcerias com as empresas que estão empreendendo no entorno da Avenida Caramuru ou região, e a manutenção ser realizada pelos moldes da nova Lei que permite que OSs gerenciem parques de Ribeirão”, detalhou Papa.

Em um segundo requerimento, aprovado também na terça, Papa solicitou à Prefeitura estudos técnicos e medidas efetivas para solucionar problemas de infraestrutura, relacionado a esgoto, no cruzamento da Rua Primo Tronco com a Avenida Álvaro de Lima.