Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, o vereador Marcos Papa (Podemos) está cobrando providências da Prefeitura com relação aos pontos irregulares de descarte de lixo e entulho espalhados por Ribeirão Preto. Dois requerimentos foram aprovados na sessão desta quinta-feira (7).

Um deles requer à CLU (Coordenadoria de Limpeza Urbana) a retirada de lixo e entulho da rotatória do cruzamento das Avenidas Patriarca e Pedreira de Freitas, no bairro Adão do Carmo. As fotos anexadas ao documento mostram montanhas de pisos, madeiras, papelões e plásticos, além de móveis, como sofás e colchões.

Acionado por moradores, Papa solicitou a implantação de medidas que venham a solucionar esse problema crônico na região, incluindo campanhas, sinalizações e apontamento de locais adequados para que a população possa realizar descarte adequado.

Já no outro requerimento, Papa denuncia crime ambiental em caso de descarte de entulhos em uma área verde localizada na Avenida Antônia Mugnatto Marincek, altura do número 4.175. No documento, o vereador apresenta fotos do descarte irregular e reforça necessidade imperiosa de fiscalização do Poder Público para impedir, coibir e autuar responsáveis pela prática de poluir e destruir áreas verdes com lixo.

Na sequência, Papa questiona o protocolo de ação adotado pela Administração para coibir e impedir o descarte irregular de resíduos em áreas verdes do Município. O vereador ainda pergunta sobre o número de denúncias e de autuações registradas em 2021 e 2022. Por fim, o presidente da Comissão indaga sobre as campanhas realizadas pela Prefeitura, nos últimos dois anos, para promover a conscientização da população sobre descarte irregular, nos termos do Código de Meio Ambiente.