Para melhor atender aos animais que estão sob os cuidados do poder público, o vereador Marcos Papa (Cidadania) quer que o prédio que sedia a DBEA, Divisão de Bem-Estar Animal, antiga CBEA (Coordenadoria de Bem-Estar Animal), seja reformado com urgência pela Prefeitura. O vereador esteve no local, na quinta-feira (5), para conferir as medidas implantadas a fim de amenizar o frio nos abrigos dos cães e dos gatos.

Durante a diligência, Papa aprovou as ações adotadas para abrandar as baixas temperaturas, como encerados, paletes e cobertores – além dos toldos instalados anteriormente.Há previsão de novas frentes frias para agosto, felizmente as providências adotadas para conter o frio estão a contendo. Gostamos do que vimos e temos que falar também do que é benfeito”, ressaltou o parlamentar, que presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Eutanásia na Câmara até o ano passado.

Porém, o vereador observou problemas estruturais que comprometem os cuidados dos animais. Um exemplo é o canil onde são alojados os cães bravos e pós operados. Dentre os problemas estruturais do barracão estão portas e travas quebradas e grades enferrujadas. “Os problemas do prédio comprometem até mesmo os banhos de sol dos animais bravos. Falta uma boa reforma com urgência na DBEA. Está inadequado para os animais ficarem no galpão e perigoso para os funcionários ao tentar realocá-los”, destacou.

O vereador foi recebido pela então chefe de Divisão, Carolina Vilela, que deixou o cargo oficialmente na mesma data. Atualmente a DBEA conta com apenas um veterinário e realiza aproximadamente 30 castrações por mês. De acordo com Carolina, a Divisão de Bem-Estar Animal está pleiteando o chamamento de mais um veterinário.

Abrigos emergenciais

Na sessão legislativa da última terça-feira, dia 3 de agosto, Papa encaminhou e votou favorável a um projeto de Lei, de autoria do vereador Isaac Antunes, para disponibilização de espaço de permanência para animais domésticos em abrigos emergenciais e não emergenciais, casas de passagem, albergues e centro de serviços destinados ao atendimento de pessoas em situação de rua.

Muito oportuna a atitude do vereador Isaac Antunes em transformar essa boa iniciativa da Prefeitura em lei municipal perenizando e melhorando as nossas estruturas para atender o morador de rua e seus animaizinhos”, enfatizou Papa em seu encaminhamento.

Papa comentou anúncio do Governo do Estado de que Ribeirão Preto será contemplada com um Hospital Veterinário, por meio do Programa Meu Pet. “Ribeirão recebeu uma boa notícia. Chamo atenção da Administração para que não seja mais uma estrutura que não tenha castração em massa e uma política de bem-estar animal”, frisou.

Deixe o seu Comentário

comentários