Candidato a Deputado Federal nas eleições de outubro, o vereador Marcos Papa (Rede) é um defensor ferrenho dos animais. Atualmente, Papa preside uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Ribeirão Preto, que investiga casos de eutanásia praticados pela CBEA (Coordenadoria de Bem-Estar Animal).
O próprio motorista da clínica contratada pela Prefeitura para recolher animais de grande porte soltos em vias públicas realizou a eutanásia de um cavalo, sem a supervisão de um veterinário. Para piorar, o animal foi enterrado em uma área de nascente, quando – de acordo com as normas da vigilância sanitária – deveria ter sido incinerado.
Essa semana, Marcos Papa e a professora e candidata a Deputada Estadual Sonia Borges (Rede) foram a Brodowski conhecer a Associação Protetora Anjos de Patas, que faz um trabalho voluntário admirável. Elas estão com o canil lotado, com 60 cães bem cuidados, num lugar limpo, mantido pelo senhor Zeca.
Ele contou a história da vira-lata que divide a mesma baia com outro vira-lata cego por depender totalmente dela. Ele só sai junto com ela, só se alimenta e bebe água com a ajuda da companheira. As voluntárias costumam dizer que é a história de amor do canil.
Papa e Sonia ouviram as principais dificuldades da instituição, que sobrevive com a ajuda da população. “Fazemos rifas, bazar, bingo, contamos com a ajuda de pessoas que doam ração e veterinário que nos atende a preço de custo”, diz Janaína Campioni.
Marcos Papa demonstrou preocupação com as questões de castração e vacinação. “A castração é insuficiente, se o Poder Público tivesse agido preventivamente o problema da superpopulação de animais de rua não existiria”, disse. E o candidato foi além lembrando que a situação de abandono de animais perpetua o gasto público.
Segundo Papa, em Ribeirão Preto, só o esforço dos ativistas custa cerca de dois milhões de reais por ano. “Com políticas públicas seriamente comprometidas com a questão, com campanhas de castração e de vacinação, rompe-se o círculo vicioso do abandono e cria-se o círculo virtuoso do cuidado com o animal e com a saúde pública”, conclui.
Para Sonia Borges, que também gostou muito do trabalho da associação, o abandono de animais deve ser visto sob a perspectiva humana e ambiental. “Animais abandonados podem transmitir doenças e se forem de grande porte causar acidentes graves”, alerta. A candidata lembra que o abandono também traz sofrimento. “Donos e poder público devem ser responsabilizados”, acrescenta.
https://www.facebook.com/marcospapa/videos/206600510082218/?__xts__[0]=68.ARAlPcqwmoQiThoR3HruM7_wuQmMNZ1oCi8rpcdL4Rs8eHAJ899oNZB-5_VBeH0h5EJAwC21FliVUj2cQCK0rauEE6v11ePXaPoisUREdgiHUccJGsn5keM8y6XmgZVqltY5nMnCuzf-Vn8gDfsB1SL479cywQJHGNBzoZzzM4SWkpsBwNgA&__tn__=-R











