Muito feliz e honrado em representar a nossa Ciclorrota Turística Guarani de Mountain Bike no Seminário Paulista de Trilhas, realizado na Abeta Summit 2025, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba-SP, no último dia 5.
Idealizada por amantes do pedal e da mobilidade ativa, que fundaram a Associação Guarani de Ciclistas em Ribeirão Preto, a Ciclorrota Turística Guarani tem como missão promover a nossa reconexão com a natureza e cooperar na sua regeneração, o cuidado com a saúde, a superação, a promoção do empreendedorismo pelo turismo e pelo esporte.
Sua meta é de uma ambição muito saudável: ser uma ciclorrota 100% sombreada com árvores nativas, de grande porte, contribuindo para a recarga do Aquífero Guarani, inspiração para o nome da Ciclorrota. A Guarani vai aderir à Rede Paulista de Trilhas e a Rede Brasileira de Trilhas. Será criado o Sistema Brasileiro de Trilhas!
Estradas municipais, privadas e públicas, serão conectadas nesse ecossistema que já une a Fundação Florestal e suas unidades de conservação, o ICMBIO, o Ministério do Meio Ambiente e Clima e a SOS Mata Atlântica. Em Ribeirão Preto temos apenas 80 km fragmentados de ciclovias, que precisam ser interligados entre si e a Guarani. Temos que acompanhar isso de perto.
O SEBRAE tem sido importante parceiro no redesenho da Ciclorrota, considerando os empreendimentos em seu perímetro, tais como lanchonetes, padarias, oficinas de bikes, sorveterias, pousadas e restaurantes, dentre outros.
A Secretaria Estadual de Turismo e Viagem e o Ministério do Meio Ambiente e Clima, dentre outros entes públicos, já reconhecem a Guarani! São os primeiros passos e quilômetros da Ciclorrota que vai agitar a nossa região, até que se transforme em Circuito Nacional de competições e turismo.