Em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (23), o prefeito Duarte Nogueira afirmou que decretará Estado de Calamidade Pública em Ribeirão Preto. A decretação atende Indicação do vereador Marcos Papa, aprovada pelo plenário da Câmara na quinta-feira (19), e tem como objetivo reforçar ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.

“O Estado de Calamidade é mais abrangente do que o Estado de Emergência decretado pelo prefeito na semana passada. Enquanto o Estado de Emergência se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos, o de Calamidade é decretado quando essas situações se instalam no município e aqui já se instalaram”, frisou Papa.

O vereador ainda ressaltou que, para conter a pandemia, o Poder Público deverá destinar recursos financeiros não previstos na Lei Orçamentária aprovada pela Câmara. “A manutenção de um plano de contenção efetivo e rigoroso colocado em prática agora evitará uma superlotação do sistema de saúde municipal”, destacou.

Na última quinta-feira, Marcos Papa usou as redes sociais para denunciar a falta de equipamentos de proteção para os profissionais de Saúde que atuam na rede municipal. O grave problema também consta na Indicação enviada ao chefe do Executivo.

“Servidores das nossas unidades de saúde não tem máscaras para trabalhar. Eles estão na linha de frente no atendimento à população! Discurso do prefeito foi bonito, mas tem que ser efetivo e proteger a vida de quem protege a vida da população”, postou Papa.