O site “O Joio e o Trigo”, que produz jornalismo investigativo sobre alimentação, saúde e poder, destacou a Lei Municipal n° 15.004/2024, de autoria do ex-vereador Marcos Papa (Podemos), que dispõe sobre a promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar de educação básica de Ribeirão Preto.

O portal enfatiza como a indústria molda projetos de lei para manter ultraprocessados nas escolas, abordando como lobistas agem, com sucesso, no encalço de parlamentares para “limar” a palavra ultraprocessados de textos legais nos estados e nos municípios.

Após ser engavetada na Câmara e de Marcos Papa sofrer grande pressão no Legislativo, desde o início das discussões do tema ao promover audiências públicas, a Lei de Ribeirão Preto se tornou manca com o acolhimento do veto parcial do então prefeito Duarte Nogueira permitindo que ultraprocessados continuem sendo vendidos nas escolas.

Eram necessários 12 votos para derrubada do veto, faltou apenas um, na votação de 8 de novembro de 2024. O amplo debate no portal especializado foi elogiado por Papa.

É muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido num site tão conceituado, principalmente quando o assunto é a alimentação das nossas crianças. É na infância que se formam os hábitos alimentares e, dentro das escolas, seria uma boa oportunidade de formação de bons hábitos ou de, no mínimo, não oferecer às nossas crianças alimentação nociva. Então é com muita alegria que concedi essa entrevista e que compartilho essa importante publicação. Quando o assunto é bom para eles mesmos, tem político que aprova rápido defendendo interesse próprio. Lamentável!“, frisou Papa.

Leia!