Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara, o vereador Marcos Papa (Podemos) quer esclarecimentos da Prefeitura sobre o Plano Municipal de Drenagem (micro e macro) e providências relacionadas ao crescente número de alagamentos em Ribeirão Preto. Requerimento de Papa endereçado ao prefeito Duarte Nogueira foi aprovado na sessão desta terça (7).

Quando o assunto é drenagem, macro e micro drenagem, essa Administração, que caminha para o último ano, é um fracasso. Razão pela qual requeri, como parlamentar, informações atualizadas. Vai ficar colocando a culpa na chuva ou vai agir como Administração? Como administrador, o que a cidade está fazendo para ser resiliente e para proteger a sua população dos extremos climáticos?”, questionou Papa na tribuna.

O parlamentar lembrou que o Munícipio contratou estudos, mas não implantou a microdrenagem. “Não podemos aceitar nenhuma fala da Administração de que em janeiro e fevereiro sempre chove. As médias estão muito acima das médias históricas por conta dos extremos climáticos, que infelizmente vieram para ficar. Ribeirão pagou R$ 5 milhões para um consórcio de empresas elaborar um estudo para microdrenagem, as bocas de lobo, os bueiros. Onde está esse plano que a cidade pagou e não recebeu? Pagou e não executa? Pagou e a população continua exposta ao risco de morte e de perder tudo por conta das chuvas?”, elencou durante seu discurso.

No documento, Papa destacou que não há informações disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura sobre planejamento, obras e investimentos na melhoria do sistema de drenagem urbana, nem o Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluvial atualizado.

Assista!

Veja também: