O superintendente da Transerp, Antônio Carlos Oliveira Júnior, será sabatinado pelos vereadores, nesta terça-feira (26), às 16h, no plenário da Câmara, durante sessão extraordinária. Aprovada por unanimidade no Legislativo, a convocação foi proposta pelo vereador Marcos Papa (Rede) e deve-se a contratação de uma empresa para auditar o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público.

Marcos Papa, que presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte e é crítico ferrenho do atual sistema de transporte público de Ribeirão Preto, por diversas vezes questionou os representantes da Transerp e do Consórcio PróUrbano, durante a fase de depoimentos, sobre a segurança e a confiabilidade do sistema de bilhetagem. 

A contratação de uma auditoria agora é, no mínimo, suspeita e contraditória. A administração não auditava os dados repassados pelo PróUrbano, pelo menos não da forma correta, não como deveria. Sempre valeu a palavra do Consórcio, que afirmou em CPI que o sistema de bilhetagem utilizado era inviolável”, ressaltou o parlamentar.

Para Marcos Papa, a administração está dois anos atrasada em relação ao assunto e ainda retrocede ao pagar algo que deveria ser custeado pelo PróUrbano. O serviço custará R$ 156,5 mil aos cofres públicos. “O valor dessa auditoria deveria ser pago pelo PróUrbano e não pela população. Em São Paulo, a base de dados da bilhetagem é feita pelo Poder Público e, posteriormente, auditada pela concessionária, se essa assim desejar. Ou seja, o ônus, o gasto da prova é do prestador do serviço e não da contratante”, enfatizou.

Na justificativa do edital de licitação para contratação da empresa especializada em auditoria, a Transerp destacou que, para exercer plenamente suas atividades de gestão e fiscalização do sistema, deve dispor de meios que garantam que as informações relacionadas à bilhetagem eletrônica apresentem confiabilidade e detalhes suficientes para permitir análises técnicas e financeiras por parte de seus analistas.