O vereador Marcos Papa (Rede) plantou, na última quinta-feira (31), a primeira muda de árvore que marca o processo de recuperação da Mata de Santa Tereza. O plantio de um cedro rosa ocorreu na própria Estação Ecológica, durante cerimônia realizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Florestal.

“É uma emoção marcada pelo significado histórico de ter plantado a primeira muda que recompõe a destruição que o fogo provocou na Mata de Santa Tereza. O significado que isso tem para composição da qualidade do ar e do clima da nossa cidade então foi uma emoção muito grande”, enfatizou Papa, emendando que a Mata é um dos principais pulmões verdes de Ribeirão Preto e região.

Crédito das fotos: Alfredo Risk

Outras mudas de árvores nativas foram plantadas por funcionários da Fundação Florestal. O evento contou com a participação da diretora Metropolitana-Interior da Fundação Florestal, Lucila Manzatti, da chefe da Unidade de Conservação Mata de Santa Tereza, Alessandra Pinezi, e do tenente-coronel PM Alexandre Luís dos Santos, do Corpo de Bombeiros.

“Fiquei emocionado e ao mesmo tempo agradecido à Fundação Florestal por ter me dado essa deferência. Foi uma luta política e uma luta da Justiça também, do Ministério Público, para que esse processo andasse. Então o plantio dessa muda simbolicamente marcou o início desse processo de recuperação pelo qual nós lutamos muito”, frisou.

Autor da representação que resultou em um inquérito civil instaurado pelo Gaema (Grupo de Atuação Especial em Defesa do Meio Ambiente), Papa garante que acompanhará de perto a recuperação da Mata, que deve se estender por cinco anos.

“Vamos acompanhar passo a passo a recuperação da Mata. Minha assessoria já acompanha as ações do Condema e vai acompanhar também passo a passo a recuperação desses 90 hectares que pegaram fogo”, destacou Papa, referindo-se ao incêndio que, em 2014, devastou 60% da vegetação da Mata de Santa Tereza.

Marcos Papa ainda ressaltou que deseja, por parte do Governo do Estado, “mais respeito ao meio ambiente e ações que sejam proativas, que não demandem uma batalha da sociedade”.

“A que se comemorar a queda do então secretário Estadual de Meio Ambiente, que não promoveu as diligências necessárias para essa recuperação e desejar ao novo secretário de Meio Ambiente sucesso e que ele conto conosco, porque a nossa intenção é ajudar”, concluiu.