Pressionado, o Governo do Estado assinou, na última sexta-feira (25), o acordo para recuperação de 50% da Mata de Santa Tereza e ainda trocou o secretário Estadual de Meio Ambiente. Há três anos, o vereador Marcos Papa (Rede) cobra a recuperação da Mata, que teve 60% de sua vegetação destruída por um incêndio, e critica a omissão do Estado.

No início de agosto, o Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar a situação da Mata de Santa Tereza atendendo uma representação de Marcos Papa, que informou o Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) que o Conselho Gestor da Estação Ecológica não se reúne há um ano e meio.

Em discurso na tribuna da Câmara, na última terça-feira (29), Papa cumprimentou o govenador Geraldo Alckmin por ter exonerado o então secretário Ricardo Salles. “Se não teve competência para em três anos resolver a situação da Mata de Santa Tereza que agora ele vá cuidar dos negócios dele. Demorou para ele ser exonerado, mas, felizmente, foi. Política é para quem quer trabalhar”, frisou.

Na semana passada, Papa já havia ocupado a tribuna da Câmara para comemorar o anúncio feito por Salles, durante visita a região, de que assinaria o acordo de recuperação da Mata no dia 25, mas, ainda assim, defendeu a exoneração do então secretário Estadual.

“Valeu a pena subir aqui nesta tribuna e puxar a orelha do secretário de Meio Ambiente, que com medo do inquérito do Ministério Público agora se comprometeu a assinar o acordo de recuperação da Mata. Espero que não seja mais uma promessa. Minha função é dar voz a sociedade civil, é ser esse intermediário”, enfatizou.

Para marcar o início da recuperação da Mata de Santa Tereza, uma cerimônia será realizada nesta quinta-feira (31), às 14h, na própria Estação Ecológica. Os desdobramentos envolvendo a Mata de Santa de Tereza e os pronunciamentos de Marcos Papa ganharam espaço na imprensa local. Veja reportagens abaixo.

Jornal A Cidade
Jornal A Cidade
Jornal Tribuna
Jornal Tribuna
Jornal Tribuna
Jornal Enfim