Marcos Papa promove reunião sobre práticas integrativas e complementares

2646

O vereador Marcos Papa (Rede) promoverá uma reunião aberta sobre práticas integrativas e complementares nesta quinta-feira (3), às 10h30, no plenário da Câmara. Trata-se do campo que contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar ou alternativa.

“Fomos procurados por profissionais de saúde e especialistas ligados ao assunto que nos pediram para atualizarmos a legislação, que regulamenta as práticas integrativas e complementares em Ribeirão Preto. Convidamos a comunidade para nos ajudar nesse importante trabalho”, ressaltou Papa.

O Ministério da Saúde defende que tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Dentre as propostas previstas na lei municipal estão atividades de promoção de saúde, através das medicinas tradicionais, homeopatia, alimentação saudável, plantas medicinais e práticas corporais e meditativas.

A reunião aberta contará com participação do médico homeopata Júlio José Cunha e da enfermeira Leandra Sousa, que vai apresentar questões que estudou no doutorado para contextualizar as práticas integrativas e complementares em Ribeirão Preto.