A Câmara de Ribeirão Preto será palco, nesta sexta-feira, dia 11 de março, às 19h, da Pré-Conferência de Saúde Mental de Ribeirão Preto. O evento terá como tema “Política de Saúde Mental como um direito: pela defesa do SUS e do cuidado em liberdade”.

O coordenador de Saúde Mental do Município, Marcus Vinícius Santos, fará a mediação da Pré-Conferência, que contará com a participação do vereador Marcos Papa – que presidiu uma Comissão Especial de Estudos sobre o tema, no Legislativo, em 2020.

Dentre os convidados para a Pré-Conferência estão o médico psiquiatra Paulo Amarante, presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e Leonardo Pinho, presidente da ABRASME e da Central de Cooperativas Unisol Brasil.

Ouvir a população é fundamental para que os serviços sejam melhorados, por isso a importância da Conferência e da Pré-Conferência. Antes da pandemia da Covid-19, Ribeirão Preto enfrentava um surto de casos de tentativas de suicídio. Com os períodos de isolamento impostos pela pandemia e com o fechamento temporário de vagas, as filas da Saúde Mental aumentaram impactando no fluxo de atendimentos. O cuidado para a prevenção do suicídio segue como imperativo na cidade”, enfatizou Marcos Papa.

II CONFERÊNCIA

A II Conferência de Saúde Mental de Ribeirão Preto será realizada nos dias 12 e 13 de março, a partir das 7h30, no anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá – localizado na Rua José Curvelo da Silveira Júnior, 110 – Jardim Califórnia.

Ao longo dos dois dias da Conferência Municipal, serão elaboradas propostas de políticas públicas de saúde mental para serem encaminhadas para a V Conferência Nacional de Saúde Mental, que ocorrerá no mês de novembro, em Brasília-DF.

O tema central desta edição da Conferência será dividido em quatro eixos: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.