Avante, #Rede! Somos Coletivo

1828

por Marcos Papa

A #Rede Sustentabilidade, o partido de Marina Silva, do qual tenho a alegria de ser um dos 100 fundadores oficiais, é um exemplo de resiliência. Sim, continuamos firmes e forte apesar de todos os golpes e sabotagens que sofremos, de todas as mudanças de regras propostas pelo governo e aprovadas por suas bases para prejudicar nosso projeto de uma nova política. Em agosto, vamos receber o nosso registro definitivo e já começamos a formação dos diretórios nas cidades, o que nos permitirá concorrer com legenda própria nas próximas eleições.

Apresentacao Coletivo Rede 02

Mas escrevo aqui para você para mostrar que a #Rede Sustentabilidade é diferente, mesmo. Para você ter uma ideia, não temos um presidente odo poderoso, mas dois porta-vozes, preferencialmente um homem e uma mulher, de diferentes gerações, moradores de locais opostos na cidade. Essa lógica segue para todos os cargos dos diretórios municipais, estaduais e nacional. Por sua vez, fugindo da lógica convencional, o diretório não é a maior instância partidária: o poder está no que chamamos de “Elos”, que são redes que unem a estrutura partidária do diretório aos movimentos vivos da sociedade, aos voluntários e a todas as pessoas que querem ter voz, mas que não necessariamente desejam ser filiadas ao partido. Mais um exemplo é que na #Rede nós não votamos, dado um problema, entramos em debate e consensuamos de forma progressiva, validando ideias e posições de forma construtiva.

Isso é Democracia participativa na veia!

Apresentacao Coletivo Rede 01

Aqui em Ribeirão Preto nos encontramos em um estágio avançado para formação de um Elo, já que o Coletivo local, que nasce espontaneamente nas cidades em torno das propostas do partido, foi oficialmente reconhecido pela coordenação Executiva estadual SP (Veja o passo a passo para fazer a #Rede em sua cidade, ao final desse post).

Foi uma reunião com a “cara” da #Rede, que ocorreu em pleno sabadão, 27 de junho, das 15h às 17h no salão nobre da Câmara Municipal da cidade. Lá estavam presentes mais de 50 pessoas, algumas de outras cidades da região, que vieram para cá para ver como a gente se organiza. Não se engane: discursos chatos, formalidades e quaisquer “pavoneamentos” foram substituídos por falas breves e concisas, que prepararam grupos para debater soluções para a cidade.

Esse vídeo é o registro da festa cívica de apresentação do Coletivo para a cidade, que foi marcada por genuína participação popular: a partir dos sete pilares da Sustentabilidade, discutimos ideias e soluções para os problemas de Ribeirão Preto.

Filme Coletivo Rede
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Quando chegavam, as pessoas foram recebidas na porta da Câmara com um abraço e encaminhadas ao salão nobre, onde havia duas listas de presença, uma formal e uma em forma de painel, para cada um escrever ou desenhar, deixando sua marca. Os apresentadores Cotoxão e Jackeline Sarah levaram o evento de forma animada, começando com um quebra gelo que já fez todo mundo levantar das cadeiras e falar. Esse foi o tom.

A abertura oficial ficou sob responsabilidade do coordenador estadual de comunicação, Cordeiro de Sá (que, para minha alegria, é meu amigo e meu chefe de gabinete), seguido da Porta-voz estadual, Hádia Feitosa, que deu as informações legais e burocráticas necessárias para os próximos passos do Coletivo. Na sequência, eu, Marcos Papa, tive a palavra para apresentar os conceitos dos sete pilares da Sustentabilidade e convidar a todos para pensarem a cidade em conjunto.

Cantamos a canção do Coletivo Candeia, que trilha do nosso vídeo-registro e que foi composta especialmente para o evento. Então, formaram-se sete grupos, um para cada pilar: Social, Economia, Ecologia, Cultura, Ética, Estética e Política. Após o tempo de debate, um porta-voz escolhido pelo grupo, apresentou as impressões e sugestões para a plenária.

Ao final, confraternizamos em um lanche colaborativo (como tinha comida boa!), nos preparando para os novos desafios da estruturação do partido. Agora, é hora de preparar os planos estratégicos de Juventude, Mandato e Partido, para nos tornarmos Elo.

A #Rede Sustentabilidade é isso. Diferente desde o começo, valorizando o processo e entendendo que, como diz Marina Silva, “a Verdade não está em nós, ela está ENTRE nós!”

Avante, #Rede Sustentabilidade!

_____________

ABRE

01

02

03

04

05

06

07

08