O vereador Marcos Papa (Podemos) voltou a cobrar esclarecimentos sobre o aumento de 29,31% na conta de água e esgoto de todos os imóveis de Ribeirão Preto, a partir desse mês. A exigência se repetiu nas últimas duas sessões e deve ser atendida na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, às 15h, quando o secretário Municipal de Água e Esgoto, Antônio Carlos de Oliveira Junior, será aguardado na Câmara.

Eles precisam vir aqui explicar para a população por que um aumento de quase 30% na cabeça do povo, que já está esfolado com a inflação. Não se trata de uma acusação, mas sim de respeito à população”, enfatizou. Papa é autor do pedido de convocação do secretário de Água e Esgoto e também de dirigentes da ARES-PCJ, a Agência Reguladora, que foi rejeitado pela base governista na sessão de 5 de julho, antes do recesso legislativo.

Na ocasião, governistas alegaram que o secretário municipal havia se colocado à disposição para ir à Câmara e explicar o reajuste na tarifa. Na mesma data, Papa advertiu para o descumprimento da Lei n° 14.601/2021, de sua autoria, que determina a publicação no site oficial da Prefeitura de todos os pareceres exarados pela Agência Reguladora.

Papa também alertou que, na referida data, após a convocação ter sido negada por 11 x 8 votos, pediu para constar na ata da sessão o convite ao secretário. O mesmo alerta foi repetido na última terça (2). Dois dias depois, na sessão desta quinta (4), reforçou que o convite deveria ser assinado por todos os vereadores que assim desejasse.

Então que esse ofício seja refeito e todos os vereadores que queiram assinar assinem de acordo com a ata do dia 5 de julho. Se está fazendo mais um convite é de bom alvitre, de elegância, que todos os vereadores que quiserem assinar assinem o convite, que foi feito dia 5 de julho, antes do recesso”, enfatizou o vereador.

Por fim, Papa voltou a afirmar que a Agência Reguladora “deu um tapa na cara dos vereadores” ao ignorar, em 2021, convite proposto por ele e aprovado pelo Legislativo.

Sessão de quinta-feira (4):

Sessão de terça-feira (2):