Eleito presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara, na sessão desta terça-feira (5), o vereador Marcos Papa (Rede) quer que a Prefeitura de Ribeirão Preto tire do papel o Plano Diretor de Arborização Urbana.

“A questão ambiental é muito séria. Precisamos estar atentos para que possamos viver nas cidades com qualidade. Precisamos de mais árvores em Ribeirão e uma melhor distribuição para que possamos ter um microclima mais ameno. A arborização pode diminuir em até oito graus a temperatura de um bairro. Temos que exigir que o Plano saia do papel”, frisou.

Marcos Papa ainda ressaltou que flexibilizações ambientais resultam em tragédias, como a de Brumadinho. “A sociedade tem que estar muito atenta às ações criminosas de especuladores, que não pensam na vida. Flexibilização de licenças ambientais é um modo de esconder que não se cumpre a lei e expõe a população à risco”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente também acrescentou: “No caso de Mariana e Brumadinho, houve flexibilizações das leis ambientais e houve leniência das autoridades. Os desastres vieram e as mortes, infelizmente, se confirmaram em um número muito superior ao da primeira estimativa, no caso de Brumadinho”.

Por fim, Marcos Papa conclamou a população a denunciar problemas ambientais ocorridos em Ribeirão. “Temos que estar muito atentos às questões ambientais. Precisamos da ajuda da sociedade nessa constante vigilância das questões ambientais, como é o caso de vazamento de esgoto, que ainda temos muito na nossa cidade”, concluiu.