Lazer, cultura, arte, esporte, diversão e aprendizagem. Tudo isso e muito mais fazem parte da programação da I Semana da Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto, que será realizada de 16 a 22 de setembro. O fechamento com chave de ouro será no dia 29 de setembro com a abertura da Avenida 9 de Julho para as pessoas e interdição para veículos.

Os detalhes da I Semana foram definidos na última terça-feira (27) em uma reunião entre representantes dos coletivos que compõem o Movimento Ruas Vivas – organizador do evento -, o prefeito Duarte Nogueira, o superintendente da Transerp, Antônio Carlos Oliveira Júnior, a superintendente da Guarda Civil Metropolitana, Mônica da Costa Noccioli, e o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Preto, coronel Renato Cabral Catita.

Assim como a primeira reunião realizada na semana anterior, esse segundo encontro também foi intermediado pelo vereador Marcos Papa (Rede), autor da Lei Municipal n° 14.361, que incluiu a Semana da Mobilidade Urbana no calendário oficial de eventos do município. O vereador Elizeu Rocha, que preside uma CEE (Comissão Especial de Estudos) na Câmara, que busca alternativas para o tráfego de veículos pesados na Avenida 9 de Julho, também participou da reunião, a convite do vereador Marcos Papa.

“Como autor da Lei que inseriu a Semana da Mobilidade no calendário de eventos de Ribeirão, estou muito animado com a primeira edição e com esse projeto-piloto da Avenida 9 de Julho. Nossas vias são dominadas pela utilização de veículos automotores e muito pouco tem sido feito para promover a mobilidade ativa. Por meio da Semana, poderemos incentivar o desenvolvimento urbano participativo, criativo e sustentável”, frisou Papa.

Paulista Aberta inspira Movimento Ruas Vivas – Crédito da foto: http://www.paulistaaberta.minhasampa.org.br/

Avenida 9 de Julho

A abertura da Avenida 9 de Julho para as pessoas no dia 29 de setembro ocorrerá das 7h às 14h e compreenderá um trecho de quatro quarteirões, entre as ruas Garibaldi e Barão do Amazonas. Inicialmente programado para o dia 22 de setembro, o encerramento da I Semana com abertura da 9 de Julho para as pessoas foi transferido para o dia 29 para não conflitar com outros eventos programados para a mesma data.

A transferência foi acordada entre o prefeito e os representantes dos coletivos. Nesta segunda reunião participaram: Déborah Cavalcante, do projeto O Centro é Legal, Carla Roxo, do Fórum de Inovações Urbanas, e Luciana Freitas, do Mobicicleta.

Ruas Vivas

O Movimento Ruas Vivas é formado por pessoas e coletivos da sociedade civil, especialistas ou interessados na mobilidade ativa, na acessibilidade e na discussão da modernização da cidade, através do foco no pedestre, inclusão dos idosos e pessoas com mobilidade reduzida, na melhora do transporte público e na melhora das condições do cidadão que opta por transportes alternativos menos poluentes.

“A proposta da I Semana da Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto é oferecer palestras, workshops, vivências que possam abrir o caminho para o aprendizado através de diálogo e inspiração dos cidadãos que almejam um futuro consciente que caminhe para a melhora no transporte e na qualidade de vida”, ressaltam os organizadores, emendando que a programação completa da I Semana da Mobilidade será divulgada em breve.