Um tipo de modal semelhante ao que os brasileiros conhecem como teleférico melhorou muito a vida dos cerca de 700 mil habitantes que moram na Ciudad Bolívar, em Bogotá, na Colômbia. O percurso até o centro da cidade, que poderia demorar até uma hora e meia, hoje é feito em 13 minutos utilizando o TransMiCable.

O vereador Marcos Papa (Rede), que está conhecendo a mobilidade urbana e as soluções urbanísticas da Colômbia desde segunda (22), conheceu o modal e fez o percurso até a Ciudad Bolívar. A visita aconteceu após reunião técnica na TransMilenio, onde Papa recebeu informações sobre o sistema de transporte público metropolitano de Bogotá.

O TransMiCable foi realmente uma solução para todos que vivem por aqui, cerca de 700 mil pessoas, muitos venezuelanos que vieram para a Colômbia e muitos ex-moradores da região central que migraram para cá fugindo no período mais grave da Farc, o que provocou uma expansão desordenada do bairro”, explicou o parlamentar.

Sem equipamentos públicos, as famílias vulneráveis ficaram segregadas – o que contribui para violência. “A Prefeitura de Bogotá está fazendo um processo de regularização e urbanização de todas as moradias do complexo da Ciudad Bolívar, além de construir equipamentos públicos para atender a população local”, destacou.

Para Marcos Papa, a dificuldade de locomoção do centro até bairros periféricos vivida em Bogotá antes da inauguração do TransMiCable se assemelha a problemas de mobilidade urbana e transporte público existentes em Ribeirão Preto e muitas outras cidades brasileiras, mas principalmente a de comunidades, como o Morro do Vidigal e o Complexo Dona Marta, ambas no Rio de Janeiro.

Bogotá também investiu no modal bicicleta contando atualmente com 540 km de ciclovias interligadas e bicicletários espalhados pela Capital facilitando o deslocamento da população. “Existem bicicletários gigantestos no início do TransMiCable então os moradores daqui, por exemplo, podem utilizar bicicletas pela região central e zona Sul e depois pegam o teleférico até a Ciudad Bolívar. Tudo muito prático e funcional pensando na mobilidade e na qualidade de vida da população”, enfatizou Marcos Papa.