A Câmara de Ribeirão Preto será palco para uma Audiência Pública que debaterá a situação da Coleta Seletiva no município. Aberta ao público e gratuita, a audiência será realizada no dia 7 de agosto, quarta-feira, às 18h30, no plenário do Legislativo.

O evento, que contará com a presença de autoridades ligadas ao serviço, está sendo organizado pelo vereador Marcos Papa, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara e autor da indicação que propõe ao Executivo a criação do Programa “Recicla Ribeirão”. 

O Programa Recicla Ribeirão é inspirado no Programa Recicla Sampa e consiste na utilização de uma plataforma online com estratégias de comunicação visual para promover conscientização e educação ambiental junto à população, aumentando assim a reciclagem do lixo e reduzindo o descarte irregular.

“Ribeirão Preto assumiu compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e até o momento muito pouco está sendo realizado para alcançarmos as metas. Faltam informações e transparência”, criticou Marcos Papa.

Em visita à Coordenadoria de Limpeza Urbana, em abril, Papa foi comunicado sobre a expansão da coleta seletiva – de 27 para 129 bairros, a partir de maio. O contrato prevê ampla divulgação dos serviços através de panfletos e meios de comunicação.

“O contrato está vigendo, mas essa expansão ainda não chegou de fato até o munícipe. A audiência será importante para sabermos exatamente em que estágio se encontra essa expansão, quais são os problemas enfrentados e discutirmos melhorias. Além da questão ambiental, coleta seletiva é uma questão econômica e social”, enfatizou Papa.