A chefe da Unidade de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Ribeirão Preto, Maria Lúcia Biagini, prestará esclarecimentos à Câmara, hoje, a partir das 16h, durante sessão extraordinária. A convocação de Maria Lúcia foi proposta pelo vereador Marcos Papa (Rede) e deve-se a infestação de escorpiões registrada no município.

A sabatina foi aprovada pelo Legislativo, no mês passado, após um rapaz ter sido picado dentro do Pronto Socorro Central, enquanto acompanhava a namorada em uma consulta. Menos de um mês depois, um homem foi picado dentro da Santa Casa. Ele estava na ala de pediatria aguardando consulta para a filha de seis anos.

Esses dois casos chamam muito a atenção por terem ocorrido dentro de unidades de saúde, mas não são casos isolados. Temos recebido denúncias de infestação de escorpiões em escolas e creches do município, o que nos preocupa demais, pois uma picada pode causar a morte de uma criança”, enfatizou Marcos Papa.

Ribeirão Preto registrou aumento de 450% nos ataques de escorpiões. “Esse aumento não é e não pode ser considerado normal em lugar nenhum do mundo. Precisamos saber o que está sendo feito em Ribeirão Preto, quais medidas estão em andamento para combater essa infestação, quem são os responsáveis, enfim, precisamos entender melhor essa infestação e ajudar a alertar a população”, acrescentou o vereador.