A redução de 110 km/h para 90 km/h na velocidade máxima permitida na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP-322), o Anel Viário Sul de Ribeirão Preto, zerou, já no primeiro ano, o número de acidentes com mortes. A redução ocorreu em setembro de 2017 e era pleiteada pelo vereador Marcos Papa (Rede) desde 2015.

Levantamento feito pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) mostra que não houve acidentes fatais entre outubro de 2017 e setembro de 2018. “A redução na velocidade máxima foi extremamente benéfica porque zerou o número de acidentes com mortes no Anel Viário Sul. No ano anterior, entre outubro de 2016 e setembro de 2017, ocorreram dois acidentes fatais no Anel Viário Sul, ou seja, a redução na velocidade máxima salvou vidas”, frisou o vereador Marcos Papa.

De acordo com o levantamento, o número geral de acidentes nos trechos em que a velocidade máxima foi reduzida (nos trechos km 311 + 650 e km 321 + 500) aumentou 17,7% no comparativo com o período anterior, passando de 113 para 133. Porém, nos trechos em que não houve alteração no limite máximo (km 310 + 400 e km 311 + 650) o número geral de acidentes cresceu 25,6%, passando de 43 para 54.

Para Marcos Papa, o aumento no número de acidentes no Anel Viário Sul deve-se ao intenso trânsito, principalmente em horários de pico. “Acredito que o aumento de acidentes deve-se ao crescimento urbano desta região, e que a permanência da velocidade máxima em 90 km/h e mais fiscalização nestes trechos resultarão em uma redução nas ocorrências, a curto prazo”, avaliou o parlamentar.

Segundo a Artesp, o aumento de ocorrências pode ter como fator contribuinte o diferencial de velocidade entre o veículo que respeita o limite de velocidade e o que trafega acima da velocidade regulamentada. “Cumpre esclarecer ainda que o trecho em questão passou a ser administrado, em maio de 2018, pela Concessionária Entrevias e que no contrato de concessão há a previsão para implantação e operação de equipamentos de controle de velocidade”, informou, emendando que intensificarão a fiscalização nos trechos em que a velocidade máxima foi reduzida a fim de coibir desrespeitos e monitorar o segmento.

Ainda de acordo com a Artesp, colisão lateral, colisão traseira, choque, tombamento e engavetamento estão entre os acidentes registrados nos trechos em que não houve alteração na velocidade máxima, sendo que 79% destes ocorreram no sentido leste da via, no trecho do estreitamento da pista para acesso ao dispositivo que interliga a SP 322 com a SP 255 – sem correlação com a alteração de velocidade em trechos anteriores.