Em fase de conclusão, a CEE (Comissão Especial de Estudos) das Filas do SUS, presidida pelo vereador Marcos Papa (Rede), ouviu, na tarde da última terça-feira (25), o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, fechando a fase de oitivas.

Crédito das fotos: Allan S.Ribeiro / Comunicação Câmara

Para Marcos Papa, a CEE pressionou a administração a realizar melhorias na rede municipal de saúde.  “No começo da Comissão de Estudos os médicos disseram em depoimento que 50% dos agendamentos eram feitos por papel, esse percentual evoluiu para 90%, segundo o secretário, então só 10% ainda são feitos por papel”, ressaltou.

O presidente da CEE das Filas do SUS ainda acrescentou: “Lamento que a secretaria não soube responder quando irá zerar o uso de papel para encaminhamentos, mas eles justificaram dizendo que dependem do sistema de informática do Governo do Estado”.

Papa destacou que no decorrer da CEE, que é “filha da CPI do SUS”, foram ouvidos vários profissionais da saúde. “Eles nos apontaram que a principal razão para filas de consulta é o fato de que o médico de UBS, muitos vezes, não tem treinamento adequado para que haja uma resolubilidade do problema do paciente na atenção básica”, frisou.

Durante depoimento à CEE, o secretário de Saúde informou que as filas da rede municipal de saúde estão sendo auditadas. Outra medida com vistas a redução das filas é a construção de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) na Vila Virgínia, além da ampliação de serviços com hospitais conveniados. “Os dirigentes dos hospitais contratos disseram que as dívidas que a administração passada deixou foram zeradas, que estão recebendo em dia pelo serviço prestado”, ressaltou Papa.

O presidente da CEE ainda emendou: “Com o trabalho que a Comissão fez conseguimos trazer o poder público para dentro da Câmara, se explicar à população, forçamos o administrador a pagar o que deviam aos hospitais e esses hospitais de especialidades estão ajudando nesse atendimento. Essa é a posição da Comissão de Estudos”.

Segundo Marcos Papa, em seu depoimento na CEE, o secretário de Saúde admitiu que a área da saúde mental em Ribeirão Preto está atrasadíssima. “Esse é um problema grave, muito sério. Saúde mental não é só quando a pessoa chega ao suicídio ou a loucura, saúde mental é de todas as pessoas que passam por transtornos de ansiedade, de depressão, que precisariam de um atendimento da Secretaria de Saúde e hoje, praticamente, não tem”, criticou.

Ainda de acordo com Papa, os autos da CEE foram encaminhados ao vereador Luciano Mega para elaboração do relatório final, que será apresentado em plenário.

Assista entrevista do vereador Marcos Papa à TV Câmara:

Assista oitiva completa do secretário de Saúde: